Na manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro, o SAMAE Timbó, através do servidor e coordenador do Setor Técnico, Rodrigo Catafesta Francisco, realizou uma Audiência Pública Informativa a respeito dos estudos para implantação do modelo de Tarifa Básica Operacional (TBO) no município de Timbó.

Estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Timbó, para acompanhar os esclarecimentos, o Presidente do SAMAE, Waldir Girardi, junto a demais servidores da autarquia, vereadores e comunidade em geral. A apresentação abriu espaço para perguntas e dúvidas, gerando os devidos esclarecimentos à comunidade presente e, também, quem estava assistindo a transmissão da Audiência pelo Facebook do SAMAE (para assistir a transmissão na íntegra, clique aqui).

“Ficamos  muito felizes em ver as pessoas participando e interessadas em compreender quais são as mudanças. A TBO é um importante avanço quando se trata de transparência, justiça econômica e questões ambientais relacionadas à economia de água”, destaca Rodrigo.

A Tarifa Básica Operacional (TBO)

A TBO é um modelo que elimina a cobrança mínima por 10 mil litros das tarifas de água do SAMAE Timbó, tornando a cobrança mais justa e incentivando as pessoas a economizarem água.

Após muitos estudos, o SAMAE encaminhou a proposta de revisão tarifária à Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), sendo que a estrutura da TBO já é aplicada em, aproximadamente, 200 municípios catarinenses, como Benedito Novo, Indaial, Jaraguá do Sul, Rio dos Cedros, Rodeio, dentre outros.

Com a TBO residências, comércios e indústrias, inclusive que gastarem menos que os 10 mil litros de água mensais, pagarão exatamente pelo volume que foi consumido, beneficiando principalmente quem se compromete com o consumo consciente.

Dessa forma, o município de Timbó terá uma tarifa relacionada com a disponibilidade e manutenção das redes de abastecimento de água do SAMAE, e a cobrança mais justa pelo consumo real de cada usuário.

Consulta Pública da TBO

A partir desta segunda-feira, 6 de dezembro, até o dia 21 deste mês, está aberta a Consulta Pública da AGIR para ouvir a população quando ao projeto da TBO do SAMAE Timbó. Para acessar a consulta, basta clicar aqui.

Para ler na íntegra o Aviso da Consulta Pública sobre a TBO clique aqui.

Para ler na íntegra o Regulamento da Consulta Pública N° 009/2021 (TBO) clique aqui.

Para ler na íntegra o Estudo para implantação do modelo TBO clique aqui.

Para ler na íntegra a Apresentação do modelo TBO clique aqui.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Aline Brehmer/SAMAE Timbó