Pensando num atendimento mais amplo e eficiente, a Secretaria de Saúde de Timbó ampliou o período para dois exames importantes para as mulheres. O novo serviço está dentro do Programa Saúde do Trabalhador, que já é uma referência na região. Agora, as mulheres timboenses podem realizar o exame de Prevenção de Colo Uterino e solicitar o exame de mamografia, também no período noturno, na Policlínica de Referência. O novo serviço iniciou neste mês de setembro.

Os dois exames são oferecidos todos os dias da semana, a partir das 19h30. O objetivo é favorecer o acesso ao exame para mulheres que trabalham o dia inteiro e tem pouca disponibilidade de horários.

O prefeito Jorge Krüger destacou que estes dois exames no período noturno vão facilitar a vida de muitas mulheres. “Buscamos cada vez mais avançar com os atendimentos na nossa Saúde. Cada novo serviço ofertado para nossa comunidade, é uma vitória de todos os timboenses”.

“A saúde é um direito de todos. O Programa Saúde do Trabalhador foi criado justamente para garantir ainda mais possibilidades de acesso a saúde”, aponta o secretário de Saúde, Alfredo João Berri.

Preventivo de colo de útero

“O preventivo de colo de útero tem a função de identificar células que estão num processo de mutação. É através dele que conseguimos ter uma intervenção precoce, a fim de poder facilitar e oportunizar o tratamento para a cura’, explica a enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini.

A realização do Preventivo do Câncer de Colo de útero é recomendada pelo Ministério da Saúde em mulheres entre os seus 25 e 64 anos. É recomendado que após o resultado de dois exames normais, a periodicidade passe a ser a coleta a cada três anos.

Mamografia

Luciana destaca que toda mulher que vai fazer o exame preventivo, seja na Policlínica ou nas USFs, também são avaliadas sobre a necessidade de ser realizada  a mamografia. “O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher entre 50 e 69 anos faça mamografia a cada dois anos. Em Timbó, baseado no nosso perfil epidemiológico, nós adotamos a faixa etária de 40 a 69 anos.

Agendamento

O exame pode ser agendado através das Unidades de Saúde ou diretamente na Policlínica de Referência, no telefone 3399-0220.

Recomendações

A enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini, lembra que para realizar o exame é preciso respeitar critérios necessários para a coleta:

  • Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais;
  • não ter realizado ultrassom transvaginal nas últimas 48 horas;
  • Evitar relações sexuais 48 horas antes da coleta;
  • Não utilizar anticoncepcionais locais, espermicidas nas 48 horas anteriores ao exame;
  • Aguardar o quinto dia após o término da menstruação.

 

Assessores: Raquel Piske/Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Waldemar Neto/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here