Pensando no aperfeiçoamento constante de seus profissionais, desde semana passada a Secretaria Municipal de Educação de Timbó (Semed), vem promovendo formações continuadas voltadas para educadores e gestores da educação infantil, de forma online através do Google Meet.

Desde 2019, estão sendo realizadas formações que visam construir o documento curricular orientador das experiências de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir dos referenciais nacionais – Base Nacional Comum Curricular e Currículo Base do Território de Santa Catarina. Em 2020, o Currículo da Educação Infantil foi implementado no município e neste ano ele está sendo trabalhado, também atendendo demandas trazidas devido a pandemia da Covid-19.

O secretário de Educação, Alfroh Postai, ressalta que os trabalhos foram elaborados a partir das diretrizes nacionais e estaduais, atendendo as orientações da OMS e outras previstas pelo Comitê Intersetorial Estadual de SC. “Houve dedicação do grupo de educadores e gestores no estudo e construção dos Plancons, nas estratégias de efetivação deles, de acordo com as especificidades de cada unidade de educação infantil”.

Formações

Direcionada a professores das unidades de educação infantil, na manhã da segunda-feira, dia 10, ocorreu a formação “Programa de Musicalização na Educação Infantil”, com o professor Gian Marco de Oliveira.

Já na terça e quinta-feira foram formações focadas para gestores da educação, com o objetivo de aprimorar as políticas educacionais no município, através de processos de gestão e organização estratégica. No dia 11, a formação com o tema “Projeto Político Pedagógico (PPP): Um percurso de possibilidades – na Educação Infantil”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Andrey Felipe Cé Soares.

Nos dias 11 e 13 de maio ocorreu a formação “Educação Infantil: Flexibilização das Matrizes Curriculares/Ensino híbrido e Planejamento”, com o PhD Valdir Nogueira. São duas datas, pois cada dia será um grupo de trabalho diferente. Nesta semana, na quinta-feira, dia 20, mais um grupo irá receber esta formação.

Os principais aspectos trabalhados nas formações foram: a flexibilização do currículo e a organização do planejamento das experiências educativas a partir das aprendizagens focais; estudo dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento infantil com base no mapeamento de eixos orientadores da formação das crianças; correlação entre organização didático-pedagógica e processos avaliativos na Educação Infantil.

“Esta ação mostra avanços quanto ao preparo dos educadores para enfrentamento de situações como a da pandemia de Covid-19”, comenta a Assessora de Ensino da Semed, Denise Klotz.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações da Semed Timbó

Imagem: Divulgação Semed Timbó