Ações sustentáveis praticadas hoje mudam o futuro! Acreditando nisso, a ONU criou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, por compartilhar dessa visão e destes valores, o SAMAE se tornou um parceiro do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realizando sua primeira ação através do “Projeto de redução de uso dos copos descartáveis pelos colaboradores do SAMAE”.

Dentro dessa proposta, 40 colaboradores da autarquia adquiriram suas próprias canecas e squeezes personalizados, inspirando outros prestadores de serviço do SAMAE a fazerem o mesmo e, assim, dispensando o uso de copos plásticos e contribuindo com o meio ambiente. Cada um dos itens possui a frase “Faça parte da mudança que o mundo precisa” e os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A iniciativa contou também com o apoio da Associação SAMAE Timbó (ASSATI), que é a associação dos servidores do SAMAE.

“A proposta é reduzir ao máximo o uso dos copos descartáveis consumidos pelos colaboradores, substituindo estes materiais por outros recipientes que podem ser reutilizados infinitamente, e reforçando a ação de diminuir a produção de resíduos sólidos dentro dos setores do SAMAE”, explica o coordenador do Programa, Rodrigo Catafesta Francisco.

Para ter uma ideia do impacto que essa ação tem, um único copo descartável pode durar entre 50 e 400 anos dependendo das condições ambientais, enquanto a sua vida útil chega a ser de apenas 13 segundos após sair do display.

“O SAMAE possui um compromisso com a sustentabilidade e precisa ser exemplo à população. Fico muito feliz por ver essa iniciativa partindo aqui dos servidores, demonstra o comprometimento deles com o SAMAE e com toda a comunidade também”, afirma o Presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi.

Movimento Nacional ODS Santa Catarina

A missão do Movimento Nacional ODS Santa Catarina é de facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.

Rodrigo destaca que, cada dia mais, é fundamental e urgente um maior engajamento para fortalecer as ações nos estados brasileiros. Desta forma o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que integra voluntários de diversos segmentos da sociedade, tem agido localmente e contribuído para o atendimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O “Projeto de redução de uso dos copos descartáveis pelos colaboradores do SAMAE” contempla os ODS de número 3, 4, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15 e 17.

 

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó

Foto: Aline Brehmer/ Samae Timbó

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here