Na manhã do sábado, dia 07 de maio, os integrantes da Associação dos Veteranos do 23º BI- Grupo Operacional prestaram homenagem aos heróis expedicionários, pelo chamado Dia da Vitória, quando há 77 anos, com a participação fundamental da Força Expedicionária Brasileira (FEB), encerrou-se a Segunda Guerra Mundial.

A homenagem aconteceu no Monumento Votivo dos Expedicionários de Timbó, que fica na praça do Complexo Turístico Jardim do Imigrante. O Comandante da Associação, Raulino Dickmann, iniciou as homenagens saudando o prefeito municipal, Jorge Kruger, Consulesa Honorária da Itália, Norma Maria da Rui e demais autoridades presentes. A tropa prestou homenagens, quando o corneteiro Ronchi executou o Toque do Silêncio e foram depositados no monumento votivo pelas autoridades presentes corbélias e coroas de flores em homenagem a memória dos Expedicionários.

“O mais importante hoje, além do nosso Exército ter contribuído no combate ao nazismo, é lembrar e honrar as vidas de cada soldado brasileiro, mais ainda daqueles que perderam suas vidas contra a tirania, prestando justa homenagem neste Monumento Votivo”, destacou Sérgio Campregher, 1º secretário da Associação de Veteranos do 23º BI Grupo Operacional.

Coluna da Vitória

Realizado pela Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Regional de Itajaí, e pelo Comando do Anjo da Guarda Fest, no sábado também passou por Timbó a Coluna da Vitória, um comboio com 10 viaturas originais da Segunda Guerra e dezenas de outros veículos históricos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária, junto com colecionadores dos três estados do Sul, fizeram parte da comitiva.

Depois de passar pelo centro da cidade, o comboio parou na divisa entre Timbó e Rio dos Cedros, onde realizou uma simulação de combate da FEB, com a participação dos veteranos da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e motorizados.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações da Associação dos Veteranos do 23º BI- Grupo Operacional

Fotos: Raquel Piske e Andrei Lamim