Na manhã desta quinta-feira, 19, foram assinados convênios com o Governo do Estado para a realização de mais de R$ 55 milhões em obras para Timbó e região. O protocolo de assinaturas aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

Foi assinado o contrato para as obras de pavimentação asfáltica da Rua Silésia, reivindicada pela comunidade local a mais de 20 anos, no valor de R$ 7,8 milhões. Deste total, R$ 5 milhões de aporte do Governo do Estado, e mais uma contrapartida de R$ 2,8 milhões de recursos do próprio município e dos vereadores Flavio Germano Buzzi e Gilmara Maria Baddaratz Giotti, por meio de suas emendas individuais.

Também foi assinado o edital de licitação para a construção da ponte com 100 metros de extensão, que ligará os bairros das Nações ao das Capitais. Essa obra terá um valor de investimento total de R$ 9,8 milhões, somente na construção da ponte, sendo que desse valor, R$ 5 milhões oriundos do Governo do Estado.

E para o Consórcio, foram assinados convênios com o Estado para uma PPP (Parceria Público-Privada) de exploração do CVR 2, no total de R$ 23 milhões, sendo que o valor de R$ 8 milhões aportados pelo Governo do Estado e R$ 15 milhões de investimentos pela empresa vencedora da licitação; a construção do galpão da Central de Valorização de Resíduos (CVR 2), no valor de R$ 2,9 milhões; a aquisição de equipamentos para geração de energia, produção de termoplásticos e compostagem com os resíduos sólidos urbanos processados na unidade, no valor de R$ 6 milhões; e a aquisição de um equipamento de filtro-prensa para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Aterro Sanitário no valor de R$ 312 mil.

Outro convênio assinado pelo Governo do Estado que vai beneficiar os 14 municípios do Consórcio trata-se da sinalização turística viária de todo Vale Europeu. Serão instaladas cercas de 123 placas turísticas viárias, melhorias de pórticos e a sinalização vertical e horizontal nas estradas, que irão promover o turismo na região e trazer mais segurança aos visitantes. Serão investidos mais de R$ 6 milhões nessas sinalizações.

O protocolo de assinaturas reuniu, além do prefeito de Timbó e presidente do CIMVI, Jorge Kruger, o prefeito de Ascurra e presidente da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) Arão Josino da Silva, o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, os outros 12 prefeitos do CIMVI, vereadores e autoridades da região, alunos e a comunidade do Bairro Araponguinhas.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT