No domingo, dia 29 de maio, o Museu da Música promove duas atividades com o violonista e compositor Ricardo Pauletti. A primeira delas é um workshop gratuito sobre o violão brasileiro, a partir das 15h.

Workshop

O workshop irá trabalhar as características elementares da linguagem do Violão Brasileiro, como a mistura de elementos do violão clássico com a música popular brasileira, a relação do violão solo com o violão de acompanhamento e irá apresentar alguns dos principais gêneros que integram o repertório desse universo, como o Choro, o Samba, a Bossa Nova e o Baião.

Ele faz parte da contrapartida do projeto Ritual das Cordas e é destinado a músicos, professores e alunos de violão. A proposta é ser um workshop interativo, onde, preferencialmente os alunos devem levar os instrumentos para praticar coletivamente.

Os interessados em participar podem se inscrever de forma antecipada no link aqui ou ainda se inscrever na hora.

Concerto Noturno

Já na noite do dia 29, a partir das 19h, o violonista e compositor Ricardo Pauletti apresenta o concerto Ritural das Cordas, também de forma gratuita.

O projeto Ritual das Cordas é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2021.

Sobre Ricardo Pauletti

Ricardo Pauletti é violonista, compositor e pesquisador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e posteriormente passou a se dedicar ao choro e ao violão de sete cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito.

Tem em sua discografia Variações Brasileiras, Choro de Faia, Ricardo Pauletti Trio, Palavra da Canção, Ritual das Cordas e 10 Peças de Estudo para Violão Brasileiro. Com o Álbum Choro de Faia recebeu o prêmio Melhores da Música Brasileira de 2014, na categoria Melhores Instrumentistas, e foi finalista do Prêmio da Música Catarinense 2015.

Em paralelo a carreira artística, desenvolve também carreira acadêmica atuando como professor de Violão, Arranjo, Prática de Choro e Prática de Conjunto no Conservatório de Música Popular de Itajaí desde 2009, onde também é Coordenador Pedagógico.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here