Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, iniciou-se a execução do projeto de Monitoramento da Qualidade das Águas de Timbó. Uma parceria entre Laboprime, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Prefeitura de Timbó, através do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA Gaia Timbó).

Neste primeiro dia, foi feita a coleta de água em cinco pontos: dois locais no Rio Benedito e nos Ribeirões Quintino, Pomeranos e Mulde.

Serão recolhidas mensalmente, até dezembro, amostras de água em dez pontos pelos rios e ribeirões do município: Rio Benedito (três pontos de coleta), Rio dos Cedros, Ribeirão Tiroleses, Ribeirão Pomeranos, Ribeirão Quintino, Ribeirão Mulde e Ribeirão Fortuna.

Serão analisadas nestas amostras Poluentes Emergentes (pesticidas, fármacos, entre outros) e contaminantes clássicos que possibilitem a criação de um índice de qualidade de águas (IQA).

Os recursos financeiros e técnicos para execução do projeto são cedidos pela Laboprime e a FURB. A Prefeitura de Timbó auxilia quando necessário com coletas e na discussão dos resultados.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT