Na tarde desta quinta-feira, dia 30 de junho, foi entregue a obra de restauro e ampliação da Antiga Escola Urbana de Timbó, localizada na Rua Pomeranos.

O trabalho foi feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de Timbó, e financiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça, no valor de R$ 1,1 milhão.

Estiveram presentes o assessor especial do Ministério do Turismo, Coronel Mauro Fialho de Lima e Souza, representando o Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes Brito; o diretor do Departamento de Projetos Especiais, Alindo Pires Lopes, representando a presidente do Iphan, Larissa Peixoto; a superintendente do Iphan-SC, Regina Santiago.

Durante a cerimônia, o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, adiantou que o executivo irá enviar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para nomear o espaço como “Escola Elisabeth Germer”, uma homenagem a professora, falecida em 2021, que dedicou sua vida à educação, a cultura e a história do povo timboense.

Escola de Artes Manuais

A Escola é um patrimônio tombado pelo IPHAN, integrante do projeto Roteiros Nacionais da Imigração. O local será uma nova escola, agora de Artes Manuais. As matrículas para os cursos iniciam nos próximos meses. O local será administrado com recursos da Fundação Cultural.

“Foi realizada restauração de toda edificação, incluindo cobertura, paredes e esquadrias, com adaptações para acessibilidade. Foi também construído um anexo com sanitários e feito agenciamento das áreas externas. Além da aquisição de mobiliário para as atividades da Escola de Artes Manuais”, explica Suelen Artuso Rocha, arquiteta do Escritório Técnico da Imigração em Pomerode, da Superintendência do Iphan em SC.

História

Em 1913, a Comunidade Escolar do Benedito Timbó adquiriu uma parte do lote nº 30 da Rua Pomeranos, da Sra. Guilhermina Spiess, onde foi construída, em técnica enxaimel, uma Escola Alemã que teve como primeiro professor o Sr. Fritz Neuhaus.

Após o fechamento forçado das escolas alemãs em 1939, a propriedade  foi adquirida pelo Sr. Erwin Theilacker, um jovem aprendiz de sapateiro que iniciou no local as atividades da Fábrica de Calçados Erwin Theilacker.

Durante mais de 60 anos, enquanto propriedade da família Theilacker, a Antiga Escola funcionou como moradia, fábrica de calçados, malharia e empresa de transportes. Em 2000 foi declarada de utilidade pública e desapropriada pela Prefeitura.

Em 2007, o tombamento da Antiga Escola Urbana de Timbó foi parte do projeto “Roteiros Nacionais de Imigração” que teve como objetivos o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural dos descendentes de imigrantes em Santa Catarina e o fomento ao patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento sustentável.

O projeto de restauro e ampliação para a Escola Urbana foi contratado pelo Iphan em 2010 e elaborado em colaboração com a Fundação de Cultura e Turismo de Timbó. Em 2019, o Iphan apresentou o projeto ao Fundo de Direitos Difusos, tendo sucesso na obtenção de recursos para o restauro. As obras iniciaram em fevereiro de 2020.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT