A tarde de quarta-feira, dia 03 de agosto, foi muito especial para mamães e seus bebês, que puderam participar da Roda de Amamentação, promovida Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social.

A ação faz parte da campanha do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento e saúde dos bebês. Desde o início da pandemia da Covid-19, esta foi a primeira vez que a ação, já tradicional no calendário do mês de agosto, foi realizada de forma presencial.

Durante a tarde, as lactantes, gestantes e profissionais da saúde puderam tiveram uma rica troca de experiências sobre amamentação, através de relatos e conversas. Tudo isso, num clima leve, regado a apresentações musicais e poesia, conduzidas pelas próprias profissionais da saúde.

Fortalecer a amamentação: educando e apoiando

O tema nacional da campanha do Agosto Dourado deste ano é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. Em parceria com a Secretaria de Educação, durante os meses de junho e julho, a nutricionista Luize, a enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini, e a enfermeira e gerente de enfermagem, Fernanda Vicente Dalpiaz, ministraram palestras para estudantes dos 8ºs anos nas seis escolas da rede municipal sobre a importância da amamentação.

Nestas palestras os alunos desenvolveram frases de sensibilização acerca da temática. Uma frase de cada escola, então, foi escolhida para fazer parte da campanha de divulgação do Agosto Dourado, em outdoors pela cidade e nas redes sociais da Prefeitura.

Assessora: Raque Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT