Os 131 desenhos finalistas do Concurso Cultural da primeira Semana do Desenvolvimento Sustentável de Timbó já foram definidos!

Cada uma das obras trabalha um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela ONU, e foram elaborados pelos estudantes das redes pública e privada de ensino de Timbó.

Os mesmos tiveram como missão representar uma mensagem positiva, uma solução para atingir os ODS ou mostrar “Como será a Timbó do futuro?” se nós fizermos a nossa parte para cumprir com os 17 objetivos.

A seleção dos desenhos finalistas ocorreu dentro da escola, onde as secretarias receberam todos os trabalhos elaborados e escolheram os dez melhores de cada subtema, que agora estão para a votação da comissão do Concurso Cultural, que tem como tema central “Desenvolvimento Sustentável em Timbó e no mundo”.

Confira todos os desenhos no site do SAMAE Timbó aqui.

Votação final

A escolha dos trabalhos vencedores se dará através de votação fechada entre representantes da Prefeitura de Timbó, do SAMAE, Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, dos GIEAs integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e do Movimento ODS SC.

A condição para participar da votação é que o representante não possua filhos, enteados, sobrinhos, afilhados ou parentes (mesmo de segundo grau) matriculados nas turmas participantes.

Os critérios de avaliação para escolha do trabalho vencedor de cada subtema são:

• Criatividade;
  • Originalidade;
  • Temática;
  • Mensagem.

O resultado será divulgado no dia 05 de junho de 2022, Dia Mundial do Meio Ambiente, durante o evento de abertura da “1ª Semana do Desenvolvimento Sustentável de Timbó”, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, situado no Centro de Timbó – SC.

Premiação

Cada escola participante receberá um certificado de participação, em agradecimento ao apoio desta iniciativa, que promove o desenvolvimento sustentável em Timbó e no mundo.

Cada subtema terá um trabalho vencedor, cujo autor receberá a seguinte premiação:

• Um certificado de premiação;
  • Um kit sustentável;
  • Uma experiência de estudos compartilhada entre os vencedores, com direito a levar um acompanhante (a experiência de estudos poderá ocorrer em Timbó ou em outro município/estado, conforme viabilidade financeira da organização do concurso).

Sobre os ODS

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela ONU, são ações que trabalham com as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. São tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos, na jornada coletiva para a sustentabilidade do planeta.

Este concurso tem a finalidade de incentivar as crianças e jovens a pensarem sobre o desenvolvimento sustentável, as ações que cada um pode realizar para contribuir com os 17 ODS, quais mudanças que a sociedade precisa para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos — e é, também, um convite para que os jovens mostrem o futuro que desejam para Timbó.

Para entender mais sobre os ODS’s clique aqui.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Arte: Divulgação SAMAE Timbó