Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, o SAMAE Timbó passou por mais uma etapa que visa a conquista da certificação “Lixo Zero”, do Instituto Lixo Zero Brasil.

A empresa Euro Ambiental, que está assessorando a autarquia nesse processo, realizou uma nova composição gravimétrica das embalagens de resíduos recicláveis, constatando excelentes resultados na adaptação dos servidores nesse último mês.

Educação ambiental faz a diferença

Na primeira composição gravimétrica, em dezembro de 2021, foi verificado que 90% de todo resíduo do SAMAE ia para o Aterro Sanitário devido à contaminação dos rejeitos e orgânicos, que eram descartados junto com o reciclável.

Na composição feita hoje, onde nove embalagens de reciclado e uma de rejeito foram analisadas, com algumas situações pontuais de descarte incorreto que já foram alertadas, para que sejam corrigidas.

“Frente a esse resultado, podemos afirmar que estamos no caminho certo, algo possível através de muita conscientização e ações voltadas à Educação Ambiental”, afirma a estagiária da autarquia, Maike Letícia Link, que está acompanhando as etapas para a certificação.

Exemplo que transforma

O Presidente do SAMAE, Waldir Girardi, destaca um agradecimento aos colaboradores, que estão fazendo sua parte nesse processo.

“Sempre falamos o quanto o trabalho do SAMAE está ligado à qualidade da vida, tanto no fornecimento da água quanto na realização da coleta. É motivo de alegria ver nossos servidores abraçando a sustentabilidade e contribuindo por um mundo melhor. Somente através do exemplo podemos exigir mudanças”, reforça.

Rumo ao Lixo Zero

Agora, com base nos dados colhidos pela Euro Ambiental será emitido um relatório e, a partir desse momento, todos os resíduos gerados no SAMAE, tanto orgânicos quanto rejeitos, vão ser pesados diariamente.

Essas informações serão anexadas em uma tabela que vai ser enviada ao Instituto Lixo Zero. A partir dali, será definido quem do Instituto ficará responsável pela auditoria final no SAMAE, que vai acontecer em uma data surpresa, sendo que nenhum colaborador da autarquia será comunicado com antecedência — todos vão saber apenas no dia em que o auditor, ou a auditora, chegar.

Se após essa auditoria for confirmado que o SAMAE eliminou em até 90% a geração de resíduos que seriam destinados ao Aterro Sanitário, a autarquia irá oficialmente receber a certificação “Lixo Zero”.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here