A partir do dia 3 de fevereiro de 2022, as tarifas de água do SAMAE Timbó seguirão o modelo de Tarifa Básica Operacional (TBO), que tem como foco a cobrança mais justa e com base no consumo real de cada usuário.

Atualmente, existe a tarifa mínima mensal de 10 mil litros de água. “O modelo de tarifa que tem um volume mínimo fixo de água promove o comportamento de desperdício, pois a pessoa que sempre gastou só a taxa mínima, não receberia um benefício por economizar água”, explica o coordenador do setor Técnico do SAMAE, Rodrigo Catafesta Francisco.

Hoje, 55% das residências, comércios e empresas de Timbó possuem consumo mensal igual ou menor aos 10 mil litros de água. Foi buscando incentivar o consumo consciente, e tornar essa cobrança mais justa para todos, que houve uma mudança no cálculo da tarifa.

Todo o processo de mudança do modelo atual de tarifa para a TBO foi acompanhado pela Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), que defende os interesses dos usuários. Os estudos realizados indicam que aproximadamente 40% dos usuários residenciais, e 60% dos usuários comerciais, pagarão valores menores do que os que seriam cobrados se continuasse o modelo atual — isso sem mudar qualquer hábito de consumo. Ressalta-se que no modelo TBO, aqueles que sempre gastaram um valor igual ou menor que os 10 mil litros, agora podem economizar água e reduzir o valor pago na tarifa.

Sendo assim, as leituras de água realizadas a partir de 3 fevereiro, e com vencimento em março, não vão mais ter a tarifa mínima dos 10 mil litros de água. “Haverá um valor fixo pela disponibilidade e manutenção das redes de abastecimento e um segundo valor referente ao consumo exato do usuário. É uma proposta que incentiva a economia de água, atua na sustentabilidade e conscientização ambiental, somando ainda em uma cobrança justa e promovendo a qualidade de vida para todos”, afirma o presidente do SAMAE, Waldir Girardi.

Consulta Pública

É importante destacar que, no dia 6 de dezembro de 2021, o SAMAE realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Timbó, também transmitida e disponibilizada no Facebook do SAMAE, na qual Rodrigo apresentou em detalhes todos os estudos da TBO, respondendo dúvidas de parlamentares e cidadãos que estiveram presentes.

Além disso, antes que esse novo modelo da TBO fosse implementado de fato, o SAMAE Timbó e a AGIR realizaram, entre os dias 6 e 21 de dezembro de 2021, uma consulta pública, onde toda a população teve oportunidade de acessar os estudos e documentos deste projeto para deixar registrada a sua opinião, crítica e/ou sugestão.

Desta forma, foram garantidos o controle social e a participação popular ao longo de todo o processo de mudança do modelo atual para a TBO, estrutura que já é aplicada em, aproximadamente, 200 municípios catarinenses, como Benedito Novo, Indaial, Jaraguá do Sul, Rio dos Cedros, Rodeio, dentre outros.

Para ler na íntegra o Estudo para implantação do modelo TBO clique aqui

Para ler na íntegra a Apresentação do modelo TBO clique aqui

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Foto: Divulgação SAMAE Timbó