Foto: Raquel Piske

O ano letivo nas Escolas e UPEs municipais de Timbó já começou cheio de novidades. Todas as salas de aula e auditórios foram equipadas com lousas digitais. Foram adquiridas pela Secretaria de Educação 126 kits de lousas digitais.

O equipamento substituiu os quadros brancos nas salas e funciona como um computador.  São sensíveis ao toque e interativas, permitindo aos professores, além de passar o conteúdo de aula escrito, também interagir com conteúdos na internet, com mapas, por exemplo. No final do mês de janeiro, todos os professores receberam capacitação para utilizar a lousa.

As lousas foram adaptadas aos computadores e projetores que já existiam nas salas de aula. A lousa digital faz parte de um kit, formado pela superfície interativa, um estojo que é conectado ao computador e uma caneta para interagir na lousa ligada. A superfície é bastante versátil , quando o programa da lousa digital não está ligado, a lousa funciona normalmente como um quadro branco.

“É possível gravar todo o conteúdo que é escrito na lousa, em documento PDF, e também vídeo e áudio do quadro. Ou seja, caso um aluno falte à aula, consegue recuperar todo o conteúdo. Além disso, o professor consegue salvar o avanço da explicação de um conteúdo e retomar na aula seguinte”, explica o coordenador de Tecnologia da SEMED, Edésio Slomp.

A também coordenadora de tecnologia da SEMED, Rutineia Bell, destaca que esta é a maior lousa disponível no mercado. “O tamanho permite que o professor tenha bastante espaço útil para explicar o conteúdo. Outra ferramenta da lousa bastante útil é que é possível rolar a tela para cima, para posicionar o conteúdo mais acima na lousa, sem que os estudantes ou professores precisem se esforçar para alcançar as partes mais altas da lousa”.

“Temos investido cada vez mais em tecnologia, trazendo inovações que auxiliam na aprendizagem dos nossos estudantes. Nós já vivemos cercados pela tecnologia, os estudantes já chegam inseridos nesse cenário, nada melhor do que usar todas as ferramentas ao nosso favor”, reitera o secretário de Educação, Alfroh Postai.

“Recentemente, nós conquistamos a posição de melhor ensino fundamental do Vale Europeu. Isso demonstra que todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria de Educação, com o intuito de levar tecnologia e novos conhecimentos, dentro da realidade que vivemos, vem dando certo. Queremos cada vez mais agregar novas ferramentas à educação dos nossos alunos”, disse o prefeito Jorge Krüger.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT