Com a missão de proteger e preservar a qualidade de vida, pensando no impacto das ações ambientais a curto, médio e longo prazo, o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó se uniu à Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT), Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para mudar o rumo da história.

Cientes de que essa tarefa só é possível através da união, conscientização e educação, esse grupo criou a Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS), que já integra oficialmente o calendário de eventos do município a partir desse ano, com sua primeira edição sendo realizada entre os dias 5 e 11 e junho.

O local que vai sediar o evento é o Pavilhão de Eventos Henry Paul, que vai contar com stands, salas e palco, com espaços específicos para apresentações, mostras e palestras.

Ao alcance da comunidade

A SDS tem um importante diferencial: ela vai além das ações do Poder Público. Essa é uma iniciativa abraçada e fortalecida pelas Unidades Pré-Escolares (UPEs), Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e escolas municipais, estaduais e particulares, além de empresas e entidades que atuam ou realizam ações de sustentabilidade.

Como a educação ambiental tem uma caractéristica de amplo engajamento e multidisciplinaridade, este evento conta com apoio de atletas, educadores, defensores do meio ambiente, profissionais da área ambiental e empresas do ramo privado, que compartilham o propósito de criar um futuro melhor para o nosso planeta, em especial a Sicredi, Euro Ambiental, Duwe Clínica Automotiva, Estamparia Furtado, Rudolph, Cedro Inteligência Ambiental, Viacredi, Laboprime Laboratórios e Grandis Florestal.

O evento também chega com forte apoio de órgãos como o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) (através do setor de Educação Ambiental e GIEAs dos municípios consorciados), o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 (GTEA RH07), o Movimento ODS SC – Vale Europeu e a APRI Recicle.

 Pequenas ações, grandes transformações

A ocasião perfeita para lançar esse evento não poderia ser outra senão junho, o mês do Meio Ambiente.

“Nós sempre realizamos ações, tanto neste mês quanto no decorrer do ano, voltadas à Educação Ambiental. Porém, vimos que o alcance não estava chegando onde nós queremos. Após passar o período da pandemia, tiramos do papel os projetos e ideias que tínhamos para reverter esse cenário, envolvendo de forma ativa a comunidade, em especial nossas crianças e nossos jovens”, afirma a presidente do GIEA de Timbó, Carla Soraya Groni.

O vice-presidente do Grupo, Rodrigo Catafesta Francisco, explica que toda a programação foi pensada de forma que a comunidade tenha a oportunidade de participar também.

“Cada ação foi elaborada para envolver um público diferente, pois a sustentabilidade depende do envolvimento de todos. A SDS chega para mostrar que Educação Ambiental e a preservação do meio ambiente vão muito além do plantio de árvores, são cada uma das pequenas ações diárias que, realizadas por um grande grupo, possuem forte impacto ambiental, social e econômico – é sobre isso que vamos falar”, afirma.

Copos reutilizáveis

A diretora de Desenvolvimento e Execução de Projetos do GIEA, Maike Letícia Link, alerta para um importante diferencial desse evento: ele foi todo pensado para para diminuir ao máximo a geração de resíduos. Por essa razão, uma das grandes novidades serão os copos reutilizáveis.

“É importante que as pessoas usem copos reutilizáveis, ao invés de copos descartáveis e canudinhos, afinal, a ideia é justamente a pessoa ter um copo que ela pode utilizar durante todo o evento e, ainda, levar e utilizar em casa. Até mesmo, caso venha para a SDS outro dia, tem a possibilidade de trazer o mesmo copo”, explica.

Sustentabilidade em prática

Além disso, não haverá nenhuma lixeira dentro do Pavilhão durante a SDS, justamente para que as pessoas compreendam que, normalmente, é muito fácil descartar as coisas que não queremos mais, e por isso geramos cada vez mais lixo. Se não tiverem lixeiras disponíveis o tempo todo, vamos nos esforçar para reduzir nossa geração de resíduos, e se mesmo assim tivermos que descar algo, seremos responsáveis pelo lixo que produzimos até dar o destino correto para ele.

“Vamos ter vários stands abordando essa temática, por isso dúvidas e questionamentos são muito bem-vindos. Nossa ideia é, para 2023, tornar a SDS um evento lixo zero, reduzindo em, no mínimo, 90% todo o lixo que o evento produziria e seria encaminhado para um aterro sanitário, então algumas ações neste ano estão em fase piloto para serem adaptadas e melhoradas depois”, afirma.

Quer ser voluntário?

O evento está aceitando a inscrição de voluntários(as), que receberão certificados de participação. Caso você seja estudante e tenha interesse, o documento pode ser apresentado à instituição como parte da carga horária necessária para as horas complementares.

Para se inscrever como voluntário, é só preencher o formulário disponível no link a seguir.

Programação para a Semana do Desenvolvimento Sustentável 2022:

05 de junho, domingo

  • 7h30 – Largada da Corrida de 10 milhas até o Morro Azul (16,09km), saída do Parque Henry Paul (ação em parceria com a FME Timbó). Nessa modalidade haverá corridas em quarteto, dupla e solo. Os interessados podem participar de forma individual/revezamento em dupla, quarteto feminino, masculino e misto.
  • 9h – Largada da Caminhada até o Morro Azul (saída do Salão Duque de Caxias) (ação em parceria com a FME Timbó); (8Km)
  • 17h – Solenidade de abertura da Primeira Semana do Desenvolvimento Sustentável de Timbó, com apresentação do Grupo Vocal Syahamba (estarão presentes autoridades e será feito o anúncio dos vencedores do Concurso Cultural SAMAE 20 Anos “Desenvolvimento Sustentável em Timbó e no Mundo”, relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em seguida, haverá apresentação do Grupo de Dança Andreia Mendes.

07 de junho, terça-feira

  • 8h às 10h30 e 13h45 às 16h – Realização de atividades lúdicas junto as UPEs de Timbó (ação em parceria com a SEMED, FME e Viacredi)

 08 de junho, quarta-feira

  • 8h30 às 11 e 14h às 16h15 – Nessa data termina a Ecogincana, que iniciou no dia 01º de março com várias provas, principalmente de cunho socioambiental. As atividades e dinâmicas entre as escolas participantes, nesse dia, ocorrem no Pavilhão de Eventos Henry Paul, com premiação. Cada escola que atingir a pontuação estabelecida receberá o valor de R$ 700,00 para investir em ações de sustentabilidade na
  • 8h às 11h e 14h às 16h – Retirada de mudas de árvores solicitadas no decorrer da Campanha de Mudas Frutíferas 2022 (ação realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através de seu Departamento de Agricultura). Saiba mais aqui.
  • 19h às 20h – Palestra com o professor e biólogo José Constantino Sommer, sobre “Gestão Ambiental Pública e Privada – com ênfase na Política de Educação Ambiental”;
  • 20h às 21h – Palestra com o biólogo, naturalista e professor Lauro Eduardo Bacca, sobre “Proteção da Biodiversidade – o que temos a ver com isso?”

09 de junho, quinta-feira

  • 8h30 às 10h45, 14h às 16h15 e 19h10 às 21h10 – Feira das Profissões no Pavilhão de Eventos Henry Paul (palestras sobre empreendedorismo e empregabilidade, e terão a oportunidade de ouvir profissionais da área ambiental, como engenharia, gestão ambiental, policia militar ambiental, entre outras). Link do formulário de inscrição.

10 de junho, sexta-feira

  • 8h às 12h – Mostra de Educação Ambiental das escolas de Timbó (escolas de Timbó irão compartilhar as ações e projetos de sustentabilidade implantados nos seus espaços (composteiras, hortas, aproveitamento de água da chuva, entre outros)
  • 14h às 17h – Encontro de Educação Ambiental junto ao CIMVI, APRI, GIEAs, GTEA RH07 e Movimento ODS SC – Vale Europeu
  • 18h às 22h – Happy Hour Cultural

11 de junho, sábado

  • 9h às 16h – Dia da Comunidade (troca de livros e brincadeiras para crianças)
  • 9h às 12h – Mostra de sustentabilidade em empresas de Timbó
  • 14h às 16h – Aulas de zumba

 

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Foto: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here