Na próxima quinta-feira, 02 de março, às 20h, o Teatro Municipal de Timbó recebe a Camerata Florianópolis, com espetáculo que homenageia o argentino Astor Piazzolla. A entrada é gratuita.

Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, o evento terá participações especiais e solos de Alberto Heller (piano), Leonardo Piermartiri (viola) e Roger Corrêa (acordeom).

Com bandoneón nas mãos, Piazzolla atravessou fronteiras e revolucionou o tango, incorporando em suas composições o jazz e outros ritmos. Se os críticos argentinos consideraram uma afronta à tradição, o público ficou fascinado e o sucesso foi estrondoso. Hoje, Piazzolla é considerado um dos mais geniais músicos do século XX e suas 3 mil composições influenciam artistas no mundo inteiro.

Quando tinha 13 anos, Piazzolla conheceu o ídolo Carlos Gardel em Nova Iorque. A lenda do tango gostou do jeito que o novato tocava bandoneón e o convidou para participar de uma turnê pelas Américas. Aí tem aquelas coisas do destino que não se explica: o pai de Piazzolla cortou o barato e não deixou o menino viajar. Foi durante esta turnê – em junho de 1935 – que Gardel e equipe morreram em um acidente de avião.

“Piazzolla sempre inspirou a Camerata, não só pela beleza infinita de suas obras, mas porque conseguiu juntar o clássico e o popular e estimulou gerações a seguir o caminho da arte”, diz o maestro Della Rocca. Por onde passou, esse espetáculo da orquestra emocionou plateias de todas as idades. É difícil não se emocionar ao ouvir Libertango ou Adiós Nonino, por exemplo, obras que fazem parte da cultura latino-americana e da nossa memória afetiva.

A apresentação é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina, e conta com apoio institucional local da Fundação Cultural de Turismo, Teatro Municipal e Prefeitura Municipal de Timbó. A produção é de Maria Elita Pereira.

O QUÊ? Camerata Florianópolis homenageia Astor Piazzolla

ONDE? Teatro Municipal de Timbó