Estamos de volta!

Já pensou em reunir educação ambiental, diversão, aprendizado, natureza, passeio, família e amigos em um só lugar?

Parece algo quase impossível — mas tudo isso (e muito mais) você vai viver na segunda edição da Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) 2023 de Timbó traz para vocês!

A partir do dia 31 de maio, acontece uma programação intensa com diversos atrativos para estudantes (desde Unidades Pré-Escolares (UPEs) até ensino fundamental, ensino médio e universidades), bem como pessoas apaixonadas pelo meio ambiente e pela educação ambiental, empresários e comunidade em geral.

O evento é organizado pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, junto à Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT), Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

“Foi elaborada uma programação, com oficinas e ações práticas, que tem como principal missão a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável — ações colaborativas, que têm o poder de mudar o rumo da história e fortalecer a qualidade de vida para todos”, afirma a Presidente do GIEA, Carla Soraya Groni.

Integração e atividades para todos os públicos

O vice-presidente do GIEA e coordenador do Setor Técnico do SAMAE Timbó, Rodrigo Catafesta Francisco, destaca que a segunda edição da SDS envolve a metodologia de educação ativa, na qual as crianças e os jovens, bem como a comunidade, serão convidados a aprender sobre educação ambiental através da interação com os conteúdos e as propostas que foram preparados.

“Queremos, novamente, envolver toda a população nessas ações e no cuidado com o meio ambiente, a exemplo da Corrida das 10 Milhas que aconteceu dia 21 de maio e, justamente, foi para gerar essa integração dos participantes com a natureza”, afirma.

A voluntária do GIEA, Beatris Zóboli Campregher, complementa ressaltando o impacto que as práticas sustentáveis possuem quando abraçadas e aplicadas por um grande número de pessoas.

“A Semana tem uma grande missão no sentido de plantar essa semana da conscientização ambiental na vida das crianças, dos jovens e adultos, afinal, um futuro sustentável e com qualidade de vida depende das ações que praticamos hoje”, finaliza.

Programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável 2023:

21 de maio (domingo)

Corrida das 10 Milhas

28 de maio (domingo)

8h: Caminhada do Morro Azul – Saída do salão Duque de Caxias

31 de maio (quarta-feira)

8h – Abertura oficial da SDS 2023 no Pavilhão de Eventos Henry Paul

8h15 às 11h / 13h30 às 16h45 / 19h às 21h30 – Oficinas com os temas: Cores da terra; Compostagem; Insetos e demais polinizadores; Bichos da nossa floresta; Sandbox – curvas de nível e cordas e amarrações.

Público-alvo: GIEA, GTEA e II Ensino Médio e Universidades

1º de junho (quinta-feira)

8h – Abertura oficial das atividades no Pavilhão de Eventos Henry Paul

8h15 às 11h / 13h30 às 16h45 – Oficinas com os temas: Bonecos de retalhos; Diversão sustentável; Literatura, reflexão e ações sustentáveis; Meliponicultura: conhecendo as abelhas nativas sem ferrão; O oceano começa aqui; Plantei um broto na casca de ovo e Sentidos da natureza – interação setorial.

Público-alvo: Ensino fundamental (turmas iniciais).

03 de junho (sábado)

9h às 13h: Dia da Família (integração entre as Unidades Pré-Escolares (UPE’s) – o tema do dia será “Brincar é da nossa natureza” e acontece no Jardim Botânico Franz Damm

9h – Abertura oficial da integração;

9h15 – Aula de zumba com Carlos Lima Studio de Dança;

Oficina 01 – Plante essa ideia!

(UPE Amor Perfeito e UPE Hortênsia)

Oficina 02 – Pincéis da natureza

(UPE Cinderela e UPE Primavera)

Oficina 03 – Estação da alegria – brincadeiras ao ar livre

(UPE Girassol e UPE Violeta)

Oficina 04 – Trilha ecológica

(UPE Jasmim e UPE Pinguinho de Gente)

Oficina 05 – A magia das cores: Plic Ploc

(UPE Alecrim e UPE Chapeuzinho Vermelho)

Oficina 06 – Conte outra vez!

(UPE Pequeno Príncipe e UPE Comecinho de Vida)

13h – Abertura das atividades no Pavilhão de Eventos Henry Paul com a presença do Greenpeace

14h às 18h – Workshop: Arborização: plantio e cuidados (aberto a toda comunidade)

19h às 20h – Dupla Rock Boxx

20h às 22h – Banda Purple Sky

04 de junho (Domingo)

04h – Início da caminhada noturno no Morro Azul (contemplação do nascer do sol). A saída será às 4h, defronte à Prefeitura Municipal de Timbó.

Horário previsto de retorno: 10h

Observações:

O objetivo é realizar a caminhada noturna em silêncio para contemplação.  O trajeto será feito única e exclusivamente a pé nesse trajeto, galpão – topo do morro. Podem ser levados lanches, água ou bebidas quentes para consumir no topo do morro. (Cada um é responsável pelo que leva e descarte correto de resíduos).

Inscrição somente para 42 participantes através do link abaixo:

05 de junho (segunda-feira)

Ação de arborização urbana no Complexo Esportivo às 9h.

Importante: a finalização da II Ecogincana e o I Concurso de Ecodocumentários acontecerá na data de 14 de setembro.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Foto: Aline Brehmer/SAMAE Timbó