As calçadas desempenham um papel fundamental no trânsito e na mobilidade urbana. Elas são essenciais para garantir a segurança e o fluxo adequado de pedestres.

Segundo Lei Municipal Complementar nº 363/2008, a calçada é de responsabilidade do proprietário do terreno. É ele quem faz a construção e manutenção dela.

O Decreto Municipal nº 2673/2012 regulamenta a padronização de como elas devem ser feitas, com critérios técnicos e estéticos, para garantir segurança e acessibilidade. Acesse aqui o Decreto para saber mais.

Como forma de incentivo à regularização nestes novos parâmetros, em 2017 a Prefeitura de Timbó instituiu o Programa Calçada Legal (Lei nº 2927/2017). O município faz toda escavação, preparação da cancha e execução do serviço, o morador arca com os custos da compra do paver. Dessa forma, ela fica mais barata e totalmente legalizada.

Através do programa, recentemente foram finalizadas as calçadas na Rua Araponguinhas, Bairro Araponguinhas. A Rua Turquia, Bairro Imigrantes, também já foi contemplada.

“Temos trabalhado para implementar medidas práticas para melhorar cada vez mais a acessibilidade em todas as esferas da vida urbana”, ressalta o prefeito de Timbó, Jorge Krüger.

Como funciona

O Programa Calçada Legal é de interesse coletivo dos moradores de uma via, por isso, caso os moradores tenham interesse em aderir ao programa devem entrar com uma solicitação no Simplifica Timbó. Um morador pode ser o representante da rua e realizar o requerimento, anexando um abaixo-assinado dos demais proprietários de terreno, demonstrando interesse.

A Prefeitura irá, então, fazer uma análise, levando em consideração o interesse público, recursos, localização e situação da via, além também, da adesão dos proprietários de terrenos. A partir disso será dada continuidade ou não, ao processo de execução da obra.

A própria Prefeitura também pode determinar quais as vias onde será implantado o programa.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Divulgação PMT