Entre os dias 31 de maio e 05 de junho aconteceu a segunda edição da Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) de Timbó. O evento reuniu educação ambiental, diversão, aprendizado, natureza, passeio, família e amigos em um só lugar: o Pavilhão de Eventos Henry Paul.

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, foram realizadas diversas oficinas durante o dia voltadas, principalmente, para estudantes do ensino fundamental e médio. Entre os temas estavam: Cores da terra; Compostagem; Insetos e demais polinizadores; Bichos da nossa floresta; Sandbox – curvas de nível e cordas e amarrações; Bonecos de retalhos; Diversão sustentável; Literatura, reflexão e ações sustentáveis; Meliponicultura: conhecendo as abelhas nativas sem ferrão; O oceano começa aqui; Plantei um broto na casca de ovo e Sentidos da natureza – interação setorial.

Dia da Família

A programação retornou no sábado de manhã, dia 03 de junho, no Jardim Botânico, com o Dia da Família, marcado pela integração entre as Unidades Pré-Escolares (UPEs) do município.

Centenas de famílias participaram das atividades organizadas pelas UPEs. Um dia ensolarada, propício para aproveitar ao máximo e onde a SDS garantiu muitas opções para todos os públicos, como a aula de zumba com Carlos Lima Studio de Dança, a pintura com tintas e pincéis da natureza; circuito de brincadeiras ao ar livre, contação de história, bolhas de sabão gigantes, trilha ecológica e distribuição de mudas de palmito.

Workshop e programação noturna

Já no sábado à tarde as atividades da SDS aconteceram no Pavilhão. Às 14h, teve o workshop sobre Arborização Urbana com o agrônomo, Haro Kamp.

O Greenpeace Vale do Itajaí também esteve presente no evento, com um estande voltado à conscientização ambiental.

Na parte da noite, a partir das 19h, o público pode aproveitar boa música com a Dupla Rock Boxx e a Banda Purple Sky.

Caminhada Noturna Morro Azul

No domingo, dia 04, as atividades começaram cedo com a saída de um ônibus às 4h, rumo ao Morro Azul. Mais de 40 pessoas participaram da primeira edição da Caminhada Noturna.

A Prefeitura ofereceu o transporte gratuito, com vagas limitadas, até a área de camping do local. Dali todos seguiram até o topo do morro, para apreciar o nascer do sol.

Arborização urbana

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, encerrou-se a programação, com uma ação de arborização urbana, no Complexo Esportivo. Foram plantados 10 pés de ingá, pelo Departamento de Meio Ambiente

O evento foi organizado pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, junto à Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT), Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

Assessoras: Raquel Piske/Ascom PMT e Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT e R2 Imagens