A Vigilância Sanitária de Timbó reitera alerta da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente para a alta transmissão de Dengue, chikungunya e zika vírus. Todas estas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Neste ano, já foram registrados 49 focos do mosquito no município, 8 focos no Bairro Fritz Lorenz, 7 no Bairro dos Estados, 7 no Bairro Araponguinhas, 7 no Bairro Quintino,  4 no Bairro das Nações, 4 no Bairro Vila Germer, 3 no Bairro Pomeranos, 3 no Bairro das Capitais, 2 no Bairro Imigrantes, 2 no Centro e 1 no Bairro Tiroleses.

No mês de fevereiro houve um caso positivo de dengue registrado em Timbó, contraído dentro do município.

Por isso, o coordenador da Vigilância Sanitária de Timbó, Carlos Busarello lembra que tão importante quanto o trabalho de combate, é necessário que toda a população esteja engajada e cuide de seus espaços, evitando a proliferação do mosquito em suas casas ou comércios.  “As medidas preventivas são atitudes que devem ser aplicadas na rotina de vida de todos nós”.

A recomendação chave é eliminar qualquer recipiente que possa estar com água acumulada servindo de criadouro para o Aedes como lajes, calhas entupidas, piscinas, baldes, tonéis com água, potes de plástico, brinquedos espalhados no quintal, garrafas, pneus, vasos de plantas e muitos outros. Além de manter esses locais secos e protegidos, é preciso limpá-los, com água, sabão, esponja ou escova.

Em caso de dúvidas, o ideal é buscar por informações diretamente com a Vigilância Sanitária. O telefone para contato é (47) 3380-7254.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here