Educação de Timbó amplia conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular

Na noite de terça (20) aconteceu uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular, no auditório da Escola Municipal Erwin Prade, no Bairro Pomeranos, em Timbó. O público alvo foram os diretores das escolas municipais, coordenadores pedagógicos, professoras responsáveis das Unidades Pré-Escolares e coordenadoras dos Núcleos de Educação Infantil.

A palestra foi ministrada por Jorge Luiz Buerger, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do município de Jaraguá do Sul. Dia 20 de março foi o Dia “D” de divulgação da BNCC. O objetivo é torna-la uma proposta conhecida, um momento de mobilização da comunidade escolar para conhecer o documento oficialmente estabelecido.

Para o secretário de Educação de Timbó, Alfroh Postai, estabelecer critérios na educação é importante, desde que eles sejam compreendidos e aplicados. “Como gestores somos sempre cobrados por melhorias na educação. E elas passam, definitivamente, por padrões já pré-definidos. Esta noite é de extrema importância para podermos desenvolver de forma mais criteriosa e melhor a educação no município de Timbó”.

O que é a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Foto: Sócrates Prado