Equipe Multidisciplinar dinamiza o atendimento à educação especial em Timbó

Durante a última semana, os profissionais que fazem parte da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, composta por psicólogo, fonoaudióloga, pedagoga e psicopedagoga, realizaram uma série de encontros com pais e educadores das escolas municipais, para apresentar o trabalho que este grupo realizará junto à rede municipal de ensino, como suporte no atendimento de educação especial de Timbó e, ainda, explicaram sobre a Política de Educação Inclusiva estabelecida pela Administração Pública.

Foi explicado aos presentes como funcionará o trabalho da Equipe Multidisciplinar junto às escolas, o papel que cada profissional possui no atendimento aos alunos e a dinâmica de como escola, família e Semed, em parceria, poderão melhorar a acessibilidade, inclusão e evolução individual dos jovens e crianças com necessidades especiais da rede municipal.

De acordo com o psicólogo Pedro Ferreira, “a equipe vem para somar naquilo que já está sendo feito, unindo os conhecimentos específicos dos profissionais com as práticas das equipes que já atuam com a educação especial, permitindo ao aluno a garantia dos seus direitos de uma educação inclusiva e igualitária”. Ele também explicou da importância de expansão da rede de apoio, que também contemplará profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social, para oferecer serviços e encaminhamentos às famílias de acordo com a necessidade do caso.

Também foi informado aos participantes sobre a implantação das salas de Atendimento Educacional Especializado, já instaladas nas escolas, que servirão especificamente para a estimulação das potencialidades dos estudantes especiais.

Na opinião da diretora da Escola Municipal Tiroleses, Talita Nazario Bristot Silva, esse trabalho já era um anseio dos pais, pois a equipe terá mais contato com a criança e permite a expansão do seu progresso. “Vejo que a equipe aumentou, em prol do aluno, dos pais, das coordenações, pois, enquanto a escola acompanha e se preocupa diariamente com essas crianças, hoje podemos nos ver mais aliviados e amparados com a nova proposta de atendimento, pois é visto que ficou mais qualificada para atender a todos que convivem com as crianças. E aos pais que não estiveram presentes neste encontro, é importante que saibam dessa nova dinâmica que beneficiará o desenvolvimento de seus filhos integralmente”, declarou a diretora.

Assessoria e fotos: Paula Leitão/Ascom PMT