Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, aconteceu a cerimônia de diplomação do processo de gestão democrática das Escolas Municipais. As equipes proponentes de cada instituição foram certificadas e assumem pelos próximos quatro anos.

O Processo de Qualificação para o exercício do cargo de Diretor Escolar e funções de Auxiliar de Direção e Coordenador Pedagógico das Escolas Municipais é regulamentado a partir do Decreto Municipal nº 6588, de 07 de outubro de 2022, que, por sua vez, é regido por legislação federal que prevê a gestão democrática do ensino público.

Cada uma das seis escolas teve uma equipe proponente e todas elas foram aprovadas e qualificadas.

Confira quem são as equipes:

Escola Municipal Erwin Prade

• Cleide Maria Uber Borth (diretora escolar)
  • Roger Daniel Peyerl Drews (auxiliar de direção)
  • Mayra Elayne Milke Cipriani (coordenadora pedagógica)

Escola Municipal Maurício Germer

• Marciano José Emilio da Silva (diretor escolar)
  • Jonas Weege (auxiliar de direção)
  • Claudiamara Tesser Kisner (coordenadora pedagógica)

Escola Municipal Padre Martinho Stein

• Luiza Maria Felippi Antônio (diretora escolar)
  • Estela Maris Bogo Lorenzi (auxiliar de direção)
  • Analu Lenzi Kleinschmidt (coordenadora pedagógica)

Escola Municipal Professor Nestor Margarida

• Alessandra Peters Bertram (diretora escolar)
  • Karoline Kolosinski Obal Gaulke (auxiliar de direção)
  • Giuvana Salvador (coordenadora pedagógica)
  • Andressa Karolina Bruske Korczagin (coordenadora pedagógica)

Escola Municipal São Roque

• Vania Regina Lenzi Zoboli (diretora escolar)
  • Hélio Augusto Maciel de Souza (auxiliar de direção)
  • Franciéle Cristina Anesi (coordenadora pedagógica)

Escola Municipal Tiroleses

• Talita Nazario Bristot Silva (diretora escolar)
  • Graciana Lívia Lenzi (auxiliar de direção)
  • Clara Aniele Schley Koepsel (coordenadora pedagógica)

Saiba mais sobre o processo

O processo iniciou em julho deste ano, com a publicação do edital e inscrição das equipes interessadas. No mês de agosto, as equipes participaram da Escola de Gestores, um treinamento para estarem ainda mais preparados para elaborarem seus planos de ação. Em setembro, todos os projetos passaram por validação de uma banca avaliadora.

No mês de outubro, em todas as seis escolas municipais de Timbó, as equipes proponentes à gestão de cada uma apresentaram seus planos de ação, que foram aprovados pela comunidade escolar. Os projetos, então, foram encaminhados para o prefeito Jorge Krüger, que fez a aprovação final.

Escola Municipal Polidoro Santiago

Além da diplomação do processo de gestão democrática, na noite da sexta-feira também foi apresentada a equipe gestora de transição da E.E.F. Polidoro Santiago, que, a partir de 2024, passa a ser uma escola municipal, passando a se chamar, Escola Municipal Polidoro Santiago.

Fazem parte da equipe de transição Cristiane Bonatti, Pathyra Salvador Motta Teixeira e Diana Poletti. Servidoras efetivas da rede municipal, elas liderarão uma equipe de professores e funcionários temporários para que a transição seja feita com transparência, tranquilidade e eficiência.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT