SEMED Timbó lança de forma pioneira no país o livro Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil

Na noite de ontem, quarta-feira (27), aconteceu o lançamento do livro “Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil”, de autoria das assessoras de ensino da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) Denise Klotz e Grazieli Staack Haubricht, integrantes do Núcleo de Apoio Pedagógico da Educação Infantil, coordenadoras da Educação Infantil com a colaboração de professores e educadores da Rede Municipal de Timbó.

A Educação de Timbó se torna mais uma vez pioneira no país com o lançamento deste livro. O evento aconteceu na sala de exposições do CIC – Centro Integrado de Cultura Ingo Germer e contou com a presença de várias autoridades da Educação de Timbó, Indaial e Blumenau, do vice-prefeito Guilherme Voigt Júnior e de representantes da AMVE – Associação dos Municípios do Vale Europeu.

O Ph.D em Educação, Valdir Nogueira, que assessorou e coordenou a produção do livro, disse durante o lançamento que Timbó está de parabéns por elaborar um documento que servirá como base da Educação Infantil para qualquer região do país. “Certamente será um documento que por sua importância e conteúdo ganhará respaldo em nível nacional”.

O secretário de Educação do município, Alfroh Postai, disse que o livro foi referenciado, também, pela doutora em Educação Infantil, Ângela Luciane Klein, que reside em Málaga, na Espanha, com grande respaldo na área. “O livro é um documento que norteará nossa rede no quesito Educação Infantil. Estamos muitos felizes em poder produzir e deixar esse documento educacional para as futuras gerações e que, certamente, fará parte da história da Educação de Timbó.

O livro

O livro Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil está registrado no ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro). Segundo grupo que organizou o documento ele é um ato político em defesa da Educação das Crianças que estão na Educação Infantil, pelo Sistema Municipal de Ensino. Um ato político porque sustenta em suas bases uma concepção de infância, de criança e de aprendizagem que valoriza cada sujeito em sua singularidade; a mais, um ato político porque defende a crença de que, no município de Timbó, as políticas educacionais estão voltadas a desenvolver um projeto de Educação e, nesse contexto, um projeto de Sociedade melhor.

O livro propõe que avaliar na Educação Infantil está associado a múltiplas exigências, entre elas as de escuta, compreensão e mergulho aprofundado nas linguagens das crianças. Ele será como um guia para educadores, pais e responsáveis, fornecendo orientações claras e objetivas sobre como avaliar de maneira construtiva e propositiva cada indivíduo, cada criança.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Sócrates Prado