Alistamento Militar 2018 obrigatório já começou e deve ser feito pela Internet

Todo brasileiro, do sexo masculino, que completa 18 anos em 2018 (nascidos entre 01/01/2000 a 31/12/2000) deve se alistar. O prazo para o Alistamento Militar vai até 30 de junho, pelo endereço eletrônico:  www.alistamento.eb.mil.br.

Após o alistamento na Internet o jovem receberá um número de registro denominado R.A. (Registro de Alistamento) e deverá, em posse dele, dirigir-se à Junta de Serviço Militar, localizada junto à Prefeitura, munido de RG, CPF, e comprovante de residência, para conferência dos dados pessoais, recebimento de formulário para pagamento da taxa para emissão do CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). Na ocasião, ele ficará sabendo também da data e local para o juramento à bandeira, onde deverá, obrigatoriamente, comparecer e receber o CDI.

O que acontece se eu não me alistar?

A 51ª Junta de Serviço Militar de Timbó informa que não alistar-se no prazo previsto deixará o jovem em débito com o Serviço Militar, na situação de “fora do prazo”. Isto poderá trazer-lhe consequências desagradáveis quando for: Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos territórios ou municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos territórios ou municípios.