O município de Timbó é mais uma vez destaque no Vale Europeu, quando o assunto é atendimento ao cidadão. O Simplifica Timbó, órgão que reúne todos os serviços públicos – municipais, estaduais e federais num só lugar, com conforto e agilidade – caiu no gosto da população que não consegue mais imaginar ter que se deslocar de um lugar para outro para resolver questões de documentação pública.

De acordo com a secretária de Fazenda e Administração da Prefeitura de Timbó, Maria Angélica Faggiani, “por causa da qualidade no atendimento ao cidadão que o órgão promove, Timbó se tornou referência para outros municípios que vêm conhecer como funciona o Simplifica Timbó”.

Localizado no Centro do município, na Rua Japão, nº 408, o Simplifica Timbó conta atualmente com mais de 600 serviços disponíveis, o que facilita a vida do cidadão que num só lugar resolve várias situações. A credibilidade que o órgão passa à população, também começa a refletir em outras entidades, que estão buscando a coordenação do Simplifica Timbó para incorporar seus serviços.

No mês passado o Simplifica Timbó completou três anos, com 345 mil atendimentos realizados. Timbó é a terceira cidade do país a instalar um local de atendimento ao cidadão, que reúne serviços das três esferas públicas.

O Simplifica Timbó também exerce um papel social fundamental no município. O órgão abriga mais de 50 estagiários, jovens mais humildes que por meio de um processo seletivo, alcançam a oportunidade do primeiro emprego e começam a sonhar com um futuro mais promissor.

O coordenador do Simplifica Timbó, Murilo Grisolia, disse que o órgão começou atuando com 20 entidades e agora já são 36, que disponibilizam num só lugar centenas de serviços essenciais para a vida do cidadão como fotos para CNH, Título de Eleitor, IGP para identificação civil, NSS, Demutran, Receita Federal, Receita Estadual, Sine, Junta Militar, Carteira de Trabalho, Citran, Carteira de Identidade, Samae, Celesc (autoatendimento), Obras, Agricultura, Planejamento, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Meio Ambiente, Tributário, Sala do Empreendedor, Unidade de Conciliação, Procon, além do auxílio nos atendimentos on-line de setores com Cartório Eleitoral, INSS, Sistema GOV.BR, Detran, Boletim de Ocorrências via Delegacia Virtual, entre outros.

Gridolia lembra ainda que a eficiência no atendimento ao cidadão é resultado de treinamento com estagiários e profissionais do órgão, e do aparato tecnológico que via sistema faz todo o controle dos serviços são prestados. Atualmente, a média de espera para ser atendido no Simplifica Timbó, com todo o conforto, é de apenas cinco minutos.

Prêmios e certificações

Em 2022 e 2023 o Simplifica Timbó recebeu a certificação ISO 9001, no quesito Atendimento ao Público. Esse título foi pioneiro no país para uma Prefeitura. A certificação ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. Ela busca otimizar processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Em 2023, o Simplifica também se tornou signatário do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através de suas práticas e em 2024 manteve seu certificado ativo.

Atendimento

O Simplifica Timbó funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço). O telefone do Simplifica Timbó é o (47) 3380-7900.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Foto: R2 Imagens