Coral masculino Liederkranz e Coral Stimmen des Herzens do Centro Cultural 25 de julho integram programação de natal

0
285
Uma das atrações do Natal Mais Encantado deste ano é a presença do Coral masculino Liederkranz ,conhecidos como “Velhos Camaradas” e Coral Stimmen des Herzens do Centro Cultural 25 de julho de Blumenau. Tradicionalmente apresentados na região, os Corais subirão ao palco do Pavilhão de Eventos Henry Paul no dia 8 de dezembro, sexta-feira, a partir das 20h. O Coral de vozes masculina participou de inúmeros eventos, inclusive na Alemanha. Eles fazem parte da programação da Oktoberfest e animam todas as idades. Chegou a Timbó através do contato de Guido Otte da Butzke Moveis que aprecia o trabalho do coral. 
Foi em 2010, que o Maestro José Carlos Oechsler idealizou e criou o show Alte Kameraden Treff (Encontro dos Velhos Camaradas). O show do Liederkranz estreiou no Oktoberfest do mesmo ano – sendo premiado como revelação da festa.
O show Alte Kameraden Treff é uma iniciativa cultural que objetiva resgatar as canções de nossos antepassados germânicos. A apresentação tem como cenário um ‘Kleine Kneipe’, aquele pequeno bar da nossa rua onde as pessoas se encontram, onde todos se conhecem, nesse bar ninguém te pergunta o que você tem ou o que você é. 
Neste encontro, os camaradas bebem, conversam, dançam, brincam, jogam cartas e também cantam muito, sempre acompanhados da banda. 
O espetáculo começa com a chegada dos camaradas cantando a marcha composta em 1889 por Carl Teike, ‘Alte Kameraden’ (a marcha mais tocada no mundo), anunciando que esta será uma longa noite, pois os camaradas se encontraram novamente, seja vindo de longe ou de perto, vão cantar e rir até o amanhecer. Esses são amigos que dividem alegrias e tristezas, que lembram de sua juventude e ficam felizes por se reencontrar, pois a verdadeira amizade é a unica coisa que importa. 
A segunda música cantanda no pequeno bar é justamente a clássica ‘Die Kleine Kneipe’, de Peter Alexander. 
Ano após ano, os ‘Alte Kameraden’ seguem sendo uma dos destaques da festa, sempre acompanhados de uma banda com músicos convidados e liderada pelo bávaro Hans Jurgen Jopp – Spitz.
Na Oktoberfest de Blumenau, o Liederkranz participa também da Cerimônia de abertura e encerramento, desde 2010.
Männer Gesangverein Liederkranz
Anteriormente chamada de Klub unter uns (Clube entre nós), a Männer Gesangverein Liederkranz (Sociedade Masculina de Canto Círculo de Canções), foi fundada em 26 de maio de 1909. 
Em 1921, o notável Maestro Heinz Geyer, discípulo do mundialmente famoso Richard Strauss, chega a Blumenau e passa a reger o Liederkranz, também compondo e adaptando obras para este e outros grupos amadores ligados às sociedades de canto e música. Notava-se a predominancia de um repertório influenciado no romantismo europeu do século XIX e no cancioneiro germânico.
Em 1936, pela fusão da Theatervereins Frohsinn (Sociedade Teatral Frohsinn), do Männer Gesangverein Liederkranz (Sociedade de Canto Liederkranz) e do Klub Musical (banda na qual encontravam-se também os instrumentos de corda) foi fundada a Theater und Musikvereins Frohsinn (Sociedade Teatral e Musical Frohsinn). 
Sob a batuta do Maestro Heinz Geyer foi criado um grande coro misto, que assim absorveu o coral masculino Liederkranz. 
Hoje o Liederkranz possui 35 componentes e em sua história recente, o Männerchor Liederkranz ganhou popularidade pelo show Alte Kameraden Treff, atração da Oktoberfest, Sommerfest, Festa Pomerana, além de apresentações em países da América do Sul e Europa.
Serviço: 
Apresentação do Coral masculino Liederkranz e Coral Stimmen des Herzens do Centro Cultural 25 de julho – Programação Natal Mais Encantado 
Dia 8 de dezembro, sexta-feira, a partir das 20h
Local: Pavilhão de Eventos Henry Paul – Timbó – SC. 

Assessoria de Comunicação 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here