Foto: Raquel Piske

Mais um retorno de sucesso! Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Parque Central na Feira do Livro de Timbó, entre os dias 10 e 14 de agosto. Com o tema Ler, pensar… o Planeta  Salvar!, a 16ª edição da Feira ficou marcada pela retomada com a visitação presencial nos estandes e em toda a programação, organizada pela Fundação de Cultura e Turismo de Timbó.

Para além da venda de livros, os cinco dias contaram com uma programação recheada de atrações culturais, eventos regionais, reunindo público de todas as idades. Entre quarta e sexta-feira, a tenda da Feira e a Sociedade Cultural estavam movimentadas durante todo o dia, com a vinda de alunos das unidades de ensino do município e região, prestigiando espetáculos de teatro e palestras show.

“Estávamos com muita saudade de realizar esse evento, e voltar a ver a alegria das crianças nos espetáculos e da participação dos amantes da literatura nos corredores da feira”, comemora o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.

1ª Feira Regional Literária

Ferreira destaca também que um grande momento desta edição foi a realização da 1ª Feira Regional Literária, organizada pelos Gestores de Cultura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Ela contou com a participação de mais de 20 escritores da região durante os cinco dias no estande da Feira e na sexta-feira, dia 12, na Roda de Conversa no Encontro dos Escritores do Vale Europeu.

Na sexta-feira, também aconteceu o Concurso de Poesias “Poetizando Meu Vale”, com a participação de mais de 290 poesias. E para fechar a noite, mais de 40 artistas das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMVE) participaram do Sarau Literário Regional, na Sociedade Cultural.

Atrações culturais

Com a Sociedade Cultural lotada, o Grupo Vocal Syahamba fez o show de lançamento do seu primeiro CD na quinta-feira, dia 11. Durante o sábado e domingo também aconteceram diversas apresentações de grupos musicais e de dança da cidade.

“A programação cultural trouxe o melhor dos grupos culturais, e veio para matar a saudade de quem estava com saudade de confraternizar.  Para nós, a organização da feira não é somente a realização de um evento, mas sim, um compromisso com a literatura e com todas as formas de expressão, e com todos que vivem neste universo”, conclui Ferreira.

 

Catarina Comix

Um dos momentos de maior movimento da Feira foi no sábado, dia 13, e o motivo para isso foi o 5º Catarina Comix, que atraiu um grande público interessado em HQs, mangás, quadrinhos alternativos, independentes, fanzines e cultura pop. Entre as atrações estava o Concurso de Cosplay, que contou com mais de 40 inscritos. Saiba quem foram os vencedores:

Categoria adulto:

1º lugar – Camila Viebrantz, como a Princesa Anna de Arendell

2º lugar – Gialuca Borba, como Venti do jogo Genshin Impact

3º lugar – Katlyn Rita, como Yae Miko do jogo Genshin Impact

Categoria Juvenil:

1º lugar – Yasmim Eduarda Nunes, como o Chapeleiro Maluco de Alice no País das Maravilhas

2º lugar – Samantha Louise Day, como Diane de Nanatsu No Taizai, do anime Seven Deadly Sins

3º lugar – João Pedro Boer Faleiro, como Mr. Satan, do anime Dragon Ball Z

Categoria Infantil:

1º lugar – Tainá Giovanella Gandra, como Sakura Haruno, do anime Naruto

2º lugar – Maria Julia Phillips Heredia, como Tenten Mitsashi

3º lugar – Gustavo José Debacher, como O Pequeno Príncipe

 

Noite Bell

Na quarta-feira, dia 10, aconteceu a Noite Bell, com a final do Concurso de Declamação de Poemas. Confira quem foram os vencedores:

Categoria 1 – 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – Sthephane Emanuelle Maas

2º lugar – Luísa Gabriela Teçari

3º lugar – Maria Catarina Junkes

Categoria 2 – 3º e 4º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – Adrielle Vinci Hathy

2º lugar – Luana Roedel de Oliveira

3º lugar – Adolfo Warmeling

Categoria 3 – 5º e 6º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – Lara Antunes

2º lugar – Yasmin Gabrieli Gamba

3º lugar – Rayssa Isabelly Formigari

Categoria 4 – 7º e 9º ano do Ensino Fundamental

1º lugar – Vitor Aquiles Boaventura Lenzi Zoboli

2º lugar – Luiza Mezadri Leandro

3º lugar – João Pedro Santos Schoreder

Categoria 5 – Ensino Médio

1º lugar – Kaike Levi Tancon

2º lugar – Greici Kelly Dalpiaz

3º lugar – Maria Eduarda Ochner Zink

Categoria 6 – Comunidade Geral

1º lugar – Juan Lucca Bonacolsi

2º lugar – Keller Andrei Tancon

3º lugar – Scheila Barbosa

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Brunê Nasato e Raquel Piske/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here