A Comissão Central Organizadora (CCO) da 31ª Festa do Imigrante se reuniu na manhã desta terça-feira (03) com coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, para avaliar os riscos que o mau tempo dos próximos dias pode causar à Festa.

Melere disse que o alerta da Defesa Civil do Estado está se alterando entre laranja e amarelo para chuvas constantes e volumosas em todo o Vale Europeu a partir de amanhã, quarta-feira, intensificando-se no final de semana entre sexta-feira e domingo. “Trabalhamos com previsões meteorológicas, e toda previsão pode sofrer alterações (positivas ou negativas) ao longo dos próximos dias”, esclareceu.

Mesmo que as previsões mudem e o tempo melhore, durante a reunião ficou decidido que o Comitê de Crise da Defesa Civil Municipal estará em alerta, com equipes de prontidão, até que as condições do tempo melhorem definitivamente.

O presidente da CCO, Jorge Ferreira, disse também que a 31ª Festa do Imigrante está mantida normalmente. Ainda, segundo ele, caso precise realizar alguma alteração no cronograma da Festa a população será comunicada instantaneamente, via redes sociais da Prefeitura e da Festa.

Veja o que diz a Defesa Civil do Estado

A partir da manhã de quarta-feira (04/10), uma frente fria avança sobre Santa Catarina e favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas. Há risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo, sobretudo a partir do final da manhã e tarde.

Na quinta-feira (05/10) a instabilidade diminui um pouco, mas a circulação marítima segue favorecendo a condição para chuva fraca ao longo do dia sobre Timbó e toda região.

Já a partir da noite de sexta-feira (06/10) e se estendendo até a manhã do domingo (08/10), a instabilidade volta a ganhar intensidade em todo o Vale. A atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Estado favorece a condição para chuva persistente de moderada a forte intensidade acompanhada de trovoadas. Não se descarta a condição para chuva intensa em curto espaço de tempo, sendo que o período mais crítico é aguardado no decorrer do sábado (07/10).

Devido aos volumes expressivos de chuva previstos entre 04 e 08 de outubro, até 550 milímetros no total, fica aumentado o risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Além disso, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí favorece a elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau.

Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT