Abertura acontece no dia 19 de abril na Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó, e contará com apresentação musical do grupo Quarteto dos Arcos

No próximo dia 19 de abril, sexta-feira, acontece a abertura da exposição temporária ‘Arte-Açu: quadros de Décio Saut’, no Museu Casa do Poeta Lindolf Bell. Com curadoria de Ruan Rosa, a mostra apresenta uma seleção de obras produzidas nos últimos anos pelo artista indaialense Décio Fernando Saut.

O evento de abertura inicia às 19h30, no Grão Eventos Cultural, anexo à Casa, e contará ainda com a apresentação musical do grupo Quarteto dos Arcos, feita especialmente para a ocasião. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

As obras de Décio Saut são composições realizadas através da técnica da aquarela. Admirador dos grandes mestres do impressionismo, como Monet, Van Gogh e Renoir, o artista explora em suas obras jogos de luz e sombra, utilizando-se de tonalidades vivas que sugerem a sensação de movimento. Trata-se do olhar de um artista atento à realidade, mas que busca não somente a sua representação: cria com suas pinceladas uma nova perspectiva de vida, a expressão de sua arte atesta o vínculo imanente entre o artista e o mundo que está em seu entorno. As pinturas foram desenvolvidas após a confirmação de um diagnóstico de Parkinson, o que revela o poder terapêutico da arte.

Décio Saut foi amigo de Lindolf Bell desde a época em que, como músico, integrava a banda Os Açus (1970-1972). Algumas das canções do grupo foram escritas por Bell, entre elas “Mutatis Mutandis” e a homônima “Os Açus”. A referência ao vocábulo indígena do tupi-guarani marcou também o nome da galeria de arte que Lindolf Bell administrou e manteve por quase três décadas na cidade de Blumenau, a prestigiada galeria Açu-Açu.

Visitação

A Exposição estará aberta para a visitação no Grão Espaço Cultural, até dia 19 de maio, durante o horário de funcionamento do Museu, de terça-feira a domingo, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A entrada da exposição é gratuita.

Saiba mais sobre o artista

Décio Fernando Saut nasceu em Indaial, em 1950. De descendência francesa, teve uma carreira sólida nas áreas do design, arte, decoração e música. Em toda sua carreira profissional, iniciada na década de 1970, sempre esteve ligado à arte, cultura, arquitetura, música, através de criações publicitárias, desenvolvimento de obras, projetos arquitetônicos e desenhos. Atualmente, segue compondo músicas e pintando quadros em aquarela.

Cursou decoração na FURB e design de estamparia têxtil na Escola de Belas Artes da Universidade de Santa Maria (RS). Criou desenhos de toalhas têxteis para produtos da marca Pierre Cardin, os quais apresentou em Paris (França), onde se reuniu com o estilista francês. Participou de feiras em Barcelona (Espanha), Los Angeles e Hawaii (Estados Unidos).

Como designer, desenvolveu vários projetos para iniciativas comerciais, culturais, com destaque para a logomarca da Fundação Indaialense de Cultura e a criação e idealização do Monumento do Cinquentenário da Emancipação Política de Indaial. Multi-instrumentista, com habilidades na guitarra, baixo, violoncelo e piano, integrou vários projetos musicais, entre eles: Os Açus (1970-1972), com destaque para a música “Os Açus”, escrita pelo poeta Lindolf Bell, Orquestra Os Magnatas (1975-1984/1988-1993), Açus Again (1993-1996), e Orquestra de Câmara de Indaial (2014-2017).

Foi contemplado com o Prêmio Federal de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc em 2021. Realizou sua primeira exposição de arte em 2023, na Universidade Regional de Blumenau, por ocasião da comemoração dos 50 anos do Curso de Artes da FURB.

Sobre o grupo Quarteto dos Arcos

Fundado em dezembro de 2007 por Lothar Stange, Cláudio Jansen, Rodrigo Torres e Paulo Lira, o Quarteto dos Arcos é um quarteto de cordas clássico formado por músicos profissionais que se reúnem para a execução do repertório escrito para essa formação específica, abrangendo o período clássico, romântico, moderno e contemporâneo. Tem como proposta divulgar a música de câmara, e aperfeiçoar o conhecimento técnico e interpretativo dos seus integrantes, fazendo do ensaio seu ponto alto, sendo que suas apresentações são o resultado de um processo de compreensão e interpretação das obras estudadas.

A atual formação conta com os seguintes músicos: Luiz Silva (Violino I); Amanda Heckmann (Violino II); Paulo Lira (Viola); Lenno Yuri (Violoncelo).

Abertura de Exposição Arte-Açu: quadros de Décio Saut

Participação especial: Grupo Musical Quarteto dos Arcos

Data de abertura: 19 de abril, às 19h30

Período de visitação: 19/04 à 19/05

Local: Grão Eventos Cultural (anexo à Casa do Poeta). Rua Quintino Bocaiúva, n. 902. Timbó/SC.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações do Museu Casa do Poeta

Arte: Ascom PMT