A partir desta quinta-feira, dia 25 de janeiro, o Museu do Imigrante de Timbó recebe a exposição “Além do Véu – Fluorescer”, que reúne trabalhos de Aster Scheidt, estilista, e Ornella Jacobsen, artista plástica.  A exposição propõe uma experiência diferenciada, com a transformação das obras através de um jogo de luzes.

A exposição faz parte do calendário comemorativo aos 20 anos do Museu. Aster e Ornella já expuseram no museu, por isso foram convidadas a compor este calendário, que se propõe a trazer as exposições de maior sucesso na história da instituição.

Aster Scheidt

A estilista Aster Scheidt já participou de três exposições em parceria com o Museu do Imigrante. Em 2017, com  “Além do Véu – Memórias da moda, casamento hábitos e costumes”, em 2018 com “Além do Véu – Memórias da moda, vestidos e bailes de debutantes” e em 2019 com “Além do Véu – Memórias da Moda e História da Mulher”.

O nome, idealizado pela equipe do Museu, reflete a intenção de explorar a história da mulher através da moda, desafiando estereótipos e trazendo à luz as mudanças nos papéis sociais ao longo do tempo.

Ornella Jacobsen

Já a artista plástica Ornella Jacobsen realizou duas exposições no Museu do Imigrante. Em 2018 com “Veredas” e em 2021 com “Fluorescencia”.

O trabalho da artista não é apenas brilhante por conta da alegria das cores e solidez das formas, mas também porque quando é exposto a luz negra, ele brilha — literalmente. O efeito é obtido através do uso de tinta fluorescente em suas obras. Nas exposições realizadas em parceria com Ornella, a equipe do museu preparou um esquema de luzes que permite aos visitantes escolherem qual o tipo de luz usado para iluminar as obras, representando, simbolicamente, o fato de que, a depender das circunstâncias em que observamos um objeto ou fenômeno, nossa compreensão e apreço podem variar.

Visitação

“Além do Véu – Fluorescer” convida a comunidade do Vale do Itajaí a mergulhar nas narrativas visuais destas artistas locais, desafiando conceitos estabelecidos e celebrando a expressão artística em suas diversas formas.

A exposição segue até 10 de março.  O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 5, para estudantes é metade. Professores, idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente (de terça a sexta-feira).

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações de Museu do Imigrante

Arte: Ascom PMT