O ano de 2024 marca o bicentenário da imigração dos povos de língua alemã no Brasil, por isso, em todo o país acontecem durante este ano eventos comemorativos. Um deles será aqui em Timbó, promovido pela Fundação de Cultura e Turismo do município.

No domingo, dia 07 de abril, o Teatro Municipal de Timbó será palco do Concerto do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O evento inicia às 19h, é gratuito e aberto a toda comunidade.

No concerto se apresentarão vários grupos culturais do município, que preservam a cultura alemã através do canto, da música e da dança: o Coral Leopoldo Kurtz da Sociedade Recreativa Cultural, a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, o Grupo Folclórico Os Cinquentões, o Grupo Folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg e a Banda Municipal Professor João Müller. No repertório estarão músicas de origem alemã e também músicas nacionais.

Comitiva da Alemanha

Neste dia, estará sendo recepcionada em Timbó uma comitiva de 23 pessoas, com prefeitos e lideranças da região de Karlsruhe, do Estado de Baden-Württeberg, da Alemanha. Eles conhecerão alguns pontos turísticos e prestigiarão o Concerto do Bicentenário.

Exposição

Ainda no dia 07 de abril, paralelamente ao Concerto, estará sendo aberta a exposição “Heimat”, na Sala de Exposições do Centro Integrado de Cultura (que fica no mesmo prédio do Teatro Municipal).

No local, os visitantes poderão apreciar uma seleção de fotos de paisagens, fauna e flora, arquitetura, cotidiano e lugares pitorescos de Timbó, registrados pelas lentes da saudosa artista Elisabeth Germer (em memória) durante toda sua vida, a Timbó que ela sempre amou.

Imigração alemã no Brasil e em Santa Catarina

O evento realizado em Timbó faz parte de uma vasta programação de eventos culturais que estão sendo realizados em oito estados brasileiros, desde o início do ano, nas cidades que têm fortes laços com a imigração alemã.

Essa programação se estende até o final do ano. Em Timbó, nos próximos meses, serão realizados outros eventos com essa temática.

Considere-se como marco oficial da imigração alemã no Brasil a data de 25 de julho de 1824, na fundação da colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, a imigração alemã teve início em 1828, com um grupo de 523 colonos imigrantes católicos, originários da região do Hunsrück, na Renânia, sudoeste alemão. Estes primeiros colonos se instalaram na colônia de São Pedro de Alcântara, em território catarinense.

São Pedro de Alcântara foi a segunda colônia alemã da região sul do Brasil, completando neste ano 195 anos de imigração alemã em Santa Catarina.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações FCTT

Arte: Ascom PMT