Prefeitura de Timbó, SAMAE, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam limpeza no Rio Benedito

0
122

 

Porta de geladeira, plástico, ventilador, vidros — esses foram alguns dos materiais recolhidos na manhã dessa quarta-feira, 22 de março, nas encostas do Rio Benedito.

A ação de limpeza do rio é relacionada ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje, no qual todos os anos a Prefeitura Municipal de Timbó, através do Departamento de Meio Ambiente, realiza a limpeza em um trecho do Rio Benedito, contando com o apoio de outras entidades como SAMAE, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Defesa Civil.

A saída foi às 8h30 nas proximidades do Museu da Música, sendo que a ação seguiu até o meio-dia, encerrando nos entornos do Parque Henry Paul.

A coordenadora de Articulação, Desenvolvimento e Aplicação de Conteúdo Interdisciplinar da Prefeitura de Timbó, Carla Soraya Groni, avalia que, neste ano, foram encontrados mais resíduos do que durante a ação realizada em 2022.

“Nos chamou a atenção o volume de resíduos plásticos, garrafas de vidro. Novamente, encontramos também itens maiores, como a porta de uma geladeira, além de uma grande quantidade de lâmpadas, isqueiros, calçados, entre outros. Se avaliarmos os resíduos encontrados se presume que grande parte deles acabou parando no rio em decorrência das intempéries, principalmente a enxurrada que veio de Benedito Novo para cá”, avalia.

O coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, pontua que acompanhando a ação foi possível fazer uma vistoria nos entornos do Rio Benedito.

“Reparamos alguns pontos um pouco mais complicados, com quedas de árvores dentro do rio, onde acabam parando muitos entulhos. Agora, iremos pegar as imagens desses pontos para fazer um trabalho de retirada desse material, bem como a contenção de algumas encostas”, afirma.

Para o diretor de Operação, Manutenção e Expansão do SAMAE, Diego Zatelli, a Educação Ambiental sempre será primordial.

“A ação realizada nesta manhã é apenas uma, dentre tantas que acontecem no decorrer do ano para que as pessoas entendam a importância da preservação ambiental. Porém, sempre vale reforçar que cada cidadão pode fazer sua parte e a diferença no respeito e na preservação do nosso meio ambiente e qualidade de vida”, reflete.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aline Crisrtina Brehmer/ AscomSAMAE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here