O Comitê de Crise da Prefeitura de Timbó esteve reunido na tarde desta quarta-feira, dia 04, com a Defesa Civil municipal para alinhar as ações em decorrência das chuvas. Todas as equipes estão de prontidão. “As famílias precisam ficar atentas ao nível do rio (link logo abaixo) e a barulhos estranhos no solo”, alertou Fábio Melere, coordenador da Defesa Civil de Timbó. Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Ainda segundo Melere, a Prefeitura está abrindo o abrigo para mobiliário na Associação dos Servidores Públicos Municipais, localizado na Rua Tiroleses, 667, Bairro Tiroleses.

Um abrigo para pessoas também está funcionando na Associação de Moradores no Bairro das Nações, na Rua Inglaterra. Até o momento, não houve a necessidade do uso dos abrigos.

A própria Defesa Civil fará o encaminhamento, quando necessário, para os abrigos.

As cotas de enchente podem ser acessadas no site da Prefeitura, aqui.

O nível do Rio Benedito pode ser consultado em tempo real no site da Defesa Civil do Estado aqui.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, choveu cerca de 120mm desde a madrugada. A previsão é que chova entre 20 e 30mm ainda hoje. Uma trégua está prevista para a quinta-feira. Mas chuvas constantes e volumosas em todo o Vale Europeu intensificam-se no final de semana entre sexta-feira e domingo.

Até o momento, houveram alagamentos em pontos baixos do município e duas ocorrências de desbarrancamento. Em uma delas, o barranco atingiu duas casas no Bairro Tiroleses, próximo a Unidade de Saúde do bairro. As duas residências foram interditadas. Uma criança de pouco mais de um ano que estava em uma das residências foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Oase.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de seu secretário Alfroh Postai, informa que mantém normalmente as aulas até amanhã (05). Caso o tempo piore, um comunicado de suspensão das aulas será enviado por todas as escolas aos pais via Whatsapp e informado nas redes sociais oficiais prefeitura, das escolas e para a imprensa local.

Assessores: Sócrates Prado/Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT