Foto: Thainá Zickuhr

Após longo período de chuvas, que acometeram o município e toda a região, a Secretaria de Obras e a Diretoria de Planejamento da Prefeitura de Timbó estão com uma força-tarefa na retomada de diversas obras e serviços de manutenção.

Por isso, com o tempo mais estável, nas últimas duas semanas, a força-tarefa está mobilizada para limpeza de bueiros, limpeza de tubulações, patrolamento de estradas, roçadas, contenção de barreiras, recolhimento de muros e na continuidade de diversas obras em todo o município.

Pavimenta Timbó

A estabilidade também permitiu continuar as obras do Programa Pavimenta Timbó, como a macrodrenagem no Bairro Fritz Lorenz (Distrito Industrial), que contempla 10 ruas: Monteiro Lobato; Carlos Gomes; Tancredo Neves; José de Alencar; Lilly Gessne; Ingo Gutz; Francisco Kruger; Machado de Assis; Hermann Bercht; Concórdia Lorenz. São mais de 6 mil tubos e 380 galerias, para contemplar a bacia de cerca de 30 mil metros quadrados do Distrito. “Esta é uma obra aguardada há 50 anos pela comunidade”, lembrou o secretário de Obras e Serviços Urbanos e Agrícola, Adilson Mesch.

Ainda segundo o secretário, essa preparação é necessária para que posteriormente essas vias possam receber a pavimentação pelo sistema de mutirão. Ainda dentro do programa Pavimenta Timbó, a Secretaria de Obras está com equipes no serviço realizando a drenagem nas Ruas Greviléa, Frei Bruno, Santa Catarina e no Beco Olandin (todas no Bairro dos Estados), e na Tifa Isberner (Bairro Tiroleses).

Estão sendo realizadas também pavimentações com tijolões nas ruas Abílio Lenzi, Timbira, Baré e Guaná (todas no Bairro Araponguinhas). Recentemente, foi entregue a obra da rua Tupinambá (Bairro Araponguinhas).

Entre os próximos locais previstos para receber pavimentação estão a Rua Canoinhas (Bairro Pomeranos) e a Rua Mato Grosso (Bairro dos Estados). Elas irão receber inicialmente os trabalhos de drenagem, para posterior pavimentação.

Rua Brasília

A pavimentação da Rua Brasília (Bairro das Capitais) recentemente entregue, tem investimentos da Cooper Cooperativa, pois a empresa possui um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em razão de um Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) para a construção da Cooperativa. Assim, ficou acordado que uma das medidas e obrigações era a pavimentação da Rua Brasília, no trecho entre as ruas São Paulo e Niterói.

Convênio

Através do sistema de convênio o Pavimenta Timbó continua beneficiando vários corredores de serviço pelo município com pavimentação asfáltica. Atualmente, as obras acontecem na Rua Silésia (Bairro Araponguinhas), com a execução do reforço da base da estrada, e na Rua Augusto Brandt (Pomeranos), com serviços de drenagem. Ambas possuem investimentos do governo do Estado e recursos próprios do município. A Silésia no valor de mais de R$ 5 milhões e a Augusto Brand, incluindo a rotatória com a Rua Pomerode, ultrapassa o valor de R$ 4,2 milhões.

O Programa Pavimenta Timbó beneficia todos os bairros. É o maior programa de pavimentação da história de Timbó. Desde maio de 2017, cerca de 130 ruas foram entregues para a população, através de obras por Convênio e Mutirão. O programa traz mais qualidade de vida e segurança às famílias timboenses.

Assessores: Raquel Piske/Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Thainá Zickuhr/Raquel Piske/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here