Samae realiza plantio de árvores na Rua Marechal Deodoro da Fonseca

0
268

Durante esta semana, 26 novas árvores foram plantadas pelo Samae na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, em Timbó. O plantio faz parte de um projeto que prevê a recuperação das calçadas e plantio de novas mudas, conforme o Código de Calçadas do Município, em um trecho que passou recentemente por obras, para substituição da antiga rede de ferro por outra nova, de PVC.

Diego Zatelli, Diretor de Operação, Manutenção e Expansão do Samae Timbó, explica que a ação aconteceu em parceria com a Fundação do Meio-Ambiente de Timbó, que doou as mudas de cinco espécies nativas da Mata Atlântica ao Samae, para que os colaboradores da instituição realizassem o plantio. De acordo com Zatelli, a equipe do Samae ficará responsável também pela manutenção das mudas, com irrigação e demais cuidados, até que as árvores consigam crescer sozinhas.

“O intuito dessa ação é recuperar os danos causados pela construção das calçadas, quando algumas das antigas árvores precisaram ser cortadas, além de adequar as calçadas a um ambiente de crescimento estrutural e urbano, preservando também o meio-ambiente”, acrescentou Zatelli.

A obra de construção das calçadas teve início em 19 de fevereiro, com prazo final para conclusão de 60 dias. A previsão do Samae, contudo, é de encerrar ainda essa semana. “O prazo se encerra no próximo dia 19, mas, como já estamos na fase final, acreditamos que vamos conseguir entregar as calçadas antes do término do prazo”, completou.

Substituição da rede de ferro

Ainda em 2017, o Samae realizou um estudo nas redes de abastecimento de água da cidade, que apontou que a tubulação de ferro, instalada pela antiga Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, nos anos 1980, estavam degradas e precisavam ser substituídas. Diante disto, foram viabilizados três projetos para substituição de rede – nas ruas Aristiliano Ramos (já pronta), Marechal Deodoro da Fonseca (em finalização) e Nereu Ramos.

No início de maio, o Samae irá iniciar os trabalhos de substituição da rede de ferro na Rua Nereu Ramos, se estendendo em parte da Rua Fritz Lorenz. “Será feito o mesmo processo: retirada da calçada, substituição da rede e reconstrução das calçadas, inclusive com plantio de árvores, conforme determina a legislação”, garante Zatelli.

Assessoria de Comunicação

Foto: Sócrates Prado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here