Unidades de Saúde de Timbó preparam ações para o Outubro Rosa

0
186

Outubro é o mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero. A campanha do Outubro Rosa se popularizou em vários países do mundo, e em Timbó uma série de ações estão programadas para acontecer durante todo o mês nas Unidades de Saúde do município. O Dia D da campanha está marcado para 20 de outubro, sábado, quando todas as Unidades atenderão das 08h às 17h, sem intervalo, exclusivamente para coleta de preventivo.

De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Timbó, Deise Mendes, o Dia D tem como objetivo beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana, e têm dificuldade de comparecer à Unidade de Saúde nos horários convencionais.  “O mês de outubro é um marco, enfatizando e lembrando homens e mulheres da importância do combate ao câncer. Porém, vale ressaltar que os cuidados e a prevenção acontecem durante todo o ano”, acrescentou.

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde de Timbó irão trabalhar com a comunidade questões primárias para a prevenção do câncer do colo do útero e de mama, como o tabagismo, má alimentação e sedentarismo, hábitos sexuais, exposição solar, radiação, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Estes fatores são considerados de risco pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer.

“Muitas pessoas se preocupam apenas com o exame, sem refletir que pequenas ações podem preveni-las destas doenças tão temidas”. Deise explica que a função das Unidades de Saúde é justamente a prevenção, e que o tema é trabalhado para todo o público, não se limitando apenas às mulheres.

Coleta de preventivos

Durante todo o ano, as Unidades de Saúde de Timbó realizam a coleta do exame Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo. O método é o mais indicado para a identificação de lesões ou alterações que possam caracterizar alguma doença ou infecção, entre elas o câncer de colo do útero.

O agendamento pode ser feito diretamente nas Unidade de Saúde, e o exame também é realizado gratuitamente pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó, no telefone (47) 3399-2104.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here