A partir de hoje a saúde de Timbó conta com o reforço do Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, criado pela Prefeitura de Timbó através da Secretaria de Saúde. O local é destinado exclusivamente para atender pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde do município, que de acordo com os critérios técnicos, precisam fazer a coleta para teste do Coronavírus.

O secretário de Saúde do município, Alfredo João Berri, esclarece que a porta de entrada dos pacientes continua sendo a Unidade de Saúde Familiar (USF). “Somente a Unidade quem fará o encaminhamento dos pacientes até esse local. É preciso que esse encaminhamento seja feito para que a pessoa tenha direito à coleta”, explica.

Os atendimentos estão acontecendo no Núcleo de Educação Infantil (Nei) Beija-Flor, localizado na Rua Belém, no Bairro das Capitais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Esse Centro de Atendimento tem como finalidade ser um suporte às USFs, e conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

A enfermeira Rafaela Lorenzi explica que somente neste primeiro dia de atendimento foram realizadas 51 coletas e três testes rápidos. “Quem teve seu horário de atendimento marcado pela USF aguardou, foi atendido, orientado e testado. Cada pessoa que realiza sua coleta tem um acompanhamento e, como o tempo de cada laboratório para encaminhar o resultado é diferente, o paciente será informado assim que a resposta chegar até nós. Esse prazo varia muito podendo chegar, como em vários casos, dentro de 24 horas”, reforça.

 

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Fotos: Aline Brehmer/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here