Março é um mês especial, dedicado à conscientização e atenção às mulheres. Pensando nisso que a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde, compartilha e reforça algumas recomendações importantes para melhorar a qualidade de vida, aumentando a segurança de nossas mães, avós, irmãs, tias e todas as mulheres a quem queremos bem.

Diante da atual situação é preciso tomar cuidados redobrados, e, mais do que nunca, é preciso estar sempre atento à saúde e prevenção, sem deixar os exames e cuidados rotineiros de lado.

Confira, a seguir, cinco dicas práticas e essenciais para a qualidade de vida:

1 – Tenha uma alimentação saudável

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar doenças. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajuda a ter uma vida mais sadia, diminuindo o risco de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Da mesma forma manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar ajudam a ter uma vida mais sadia. Se você sente que está precisando de auxílio, saiba que todas as Unidades de Saúde do município contam o apoio profissional de uma(a) nutricionista.

2 – Pratique atividades físicas

Também é importante cuidar do seu bem estar físico. Por isso, praticar atividades e exercícios é uma excelente medida. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é praticar 30 minutos diários de atividade moderada, por cinco vezes na semana, lembrando que, como vivemos uma pandemia, há muitos exercícios e práticas que você pode realizar aí mesmo, na segurança e conforto da sua casa. Dessa maneira, você foge do sedentarismo e deixa seu corpo e mente mais saudável.

3 – Realize sua mamografia e exames de rotina conforme orientações dos profissionais de saúde

A faixa etária preconizada para realização de mamografia, segundo o Ministério da Saúde, é a partir de 50 anos. Porém, baseado nas evidências de um número significativo de mulheres com câncer de mama antes dessa idade (11 casos em mulheres com menos de 50 anos em 2020), o município de Timbó preconiza e reforça a importância do exame em todas as mulheres entre 40 e 69 anos, sendo que a periodicidade é definida conforme o histórico pessoal de cada uma.

Também é necessária a realização do Papanicolau em mulheres a partir do início da atividade sexual e/ou a partir dos 25 anos até os 64 anos, sendo a periodicidade também orientada por um(a) profissional da saúde. Todas as Unidades de Saúde do município realizam a coleta de Preventivo do Colo do Útero. Exame clínico de mamas e solicitação de mamografias são realizadas na Policlínica de Referências de Timbó, sem lista de espera.

4 – Planejamento Reprodutivo

O planejamento reprodutivo é um importante recurso para a saúde das mulheres. Ele contribui para uma prática sexual mais saudável, possibilita o espaçamento dos nascimentos e a recuperação do organismo da mulher após o parto, melhorando as condições que ela tem para cuidar dos filhos e realizar outras atividades.

Todas as Unidades de Saúde realizam o acompanhamento de Pré-Natal, e em parceria com a Policlínica de Referências, nos casos de médio e alto risco, também fazem o acompanhamento no período puerperal e de todo o aleitamento materno.

As USFs também desenvolvem ações no Planejamento Familiar na indicação e disponibilização de métodos contraceptivos indicados como Dispositivo Intrauterino com cobrem (DIU), pílula combinada, anticoncepcional (mensal e trimestral), anticoncepção de emergência e minipílula. Vasectomia e laqueaduras tubárias também são indicadas e realizadas de acordo com as necessidades. As Unidades de Saúde garantem o acolhimento e sigilo para casos de prevenção e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), através da realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, bem como a oferta dos preservativos.

5 – Cuide de sua Saúde Mental

Quando falamos em saúde da mulher, é essencial entender que o papel feminino na sociedade tem grande influência nesse cuidado. Com a independência para o mercado de trabalho, as mulheres assumiram novas responsabilidades. Entretanto, ainda existe o que é chamado de “jornada dupla”, na qual as mulheres acabam assumindo a grande parte das responsabilidades no cuidado da casa e dos filhos.

Algumas dicas para manter sua saúde mental são:

  • Comece a dividir responsabilidades com todos da casa, de modo a tornar a rotina mais leve;
  • Aprenda a priorizar e dizer “não”, não assuma novas responsabilidades só para agradar as pessoas se sobrecarregando;
  • Tire um tempo para você, diminua o nível de estresse buscando atividades que lhe deem prazer;
  • Procure ajuda! Divida seus sentimentos com pessoas de sua confiança e se necessário procure as Unidades de Saúde, contamos com apoio de um(a) psicólogo e serviço Psiquiátrico de Referência (se for necessário).

 

 

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Arte: PMT

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