A Prefeitura de Timbó, por meio da Secretaria de Saúde, repassa à população a forma como vai funcionar o Centro de Atendimento para a Dengue (CAD). Ele será instalado no Centro Evangélico Luterano, e estará aberto para receber os pacientes a partir de terça-feira, dia 05 de março, com previsão de atender por 120 dias. Na semana passada, o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, havia anunciado a abertura do CAD no dia 04, mas por causa da instalação do Sistema SUS e toda informatização do espaço, técnicos pediram um dia a mais.

 

Conforme o secretário também já anunciou, a porta de entrada para as pessoas com sintomas de dengue (febre alta com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e fraqueza), mas que não possuem nenhuma comorbidade será a Unidade de Saúde de Família (USF) do Bairro.

 

Já os pacientes que pertencem ao grupo com condições clínicas especiais, em risco social ou com alguma comorbidade, devem se dirigir diretamente ao CAD para avaliação clínica. Estão neste grupo as lactentes (até 24 meses), gestantes, adultos com 65 anos ou mais, hipertensos ou que tenha alguma outra doença cardíaca grave, diabéticos mellitus, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asmáticos, obesos, pacientes hematológicos crônicos, com ácido péptica, doenças hepáticas ou com doenças autoimunes.

 

Estrutura: Na quarta-feira, o Comitê Intersetorial para o Enfrentamento da Dengue se reuniu na Policlínica com o secretário Alfredo João Berri, para traçar os últimos ajustes da estrutura de atendimento do CAD. “Estará à disposição da população em torno de 30 leitos, entre camas hospitalares e poltronas, equipe técnica com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, um veículo, bebedouros, computadores e demais materiais necessários para atendimento”.

 

Números atualizados: Até segunda-feira, dia 26, havia em Timbó 163 pacientes notificados, destes: 11 positivos e 5 autóctones (pessoas que contraíram a doença dentro do município). A atualização dos casos será semanal.

 

Serviços:

  • O quê: Centro Especializado de Atendimento para a Dengue de Timbó (CEAD)
  • Local: Centro Evangélico Luterano Cristo Redentor, ao lado da Igreja Matriz Luterana (Rua Prof. Július Scheidemantel, 332, Centro)
  • Funcionamento: média de 120 dias
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço.
  • Denúncias de possíveis focos do mosquito: ligue ou envie mensagem de Whatsapp: (47) 3380-7254.

 

 

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here