A Vigilância Sanitária de Timbó alerta para a alta proliferação do mosquito da dengue e casos no município. Neste momento, há quatro casos de dengue identificados em Timbó. Destes, dois são autóctones, ou seja, as pessoas contraíram a doença dentro do município. Por isso, a Vigilância reitera o alerta para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

 

Do início de janeiro até esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, já foram registrados 52 focos do mosquito no município, 6 focos no Bairro Fritz Lorenz, 5 no Bairro dos Estados, 6 no Bairro Araponguinhas, 10 no Bairro das Nações, 3 no Bairro Vila Germer, 5 no Bairro Pomeranos, 5 no Bairro das Capitais, 5 no Bairro Imigrantes, 5 no Centro, 1 no Bairro Tiroleses e 1 no Bairro Padre Martinho Stein.

 

Dos casos de dengue, foram18 notificações em janeiro, destes: três positivos e 15 negativos. Enquanto em fevereiro foram 27 notificações, destas: quatro positivos, 13 negativos e 10 suspeitos.

 

Por isso, o coordenador da Vigilância Sanitária de Timbó, Carlos Busarello lembra que tão importante quanto o trabalho de combate, é necessário que toda a população esteja engajada e cuide de seus espaços, evitando a proliferação do mosquito em suas casas ou comércios.  “As medidas preventivas são atitudes que devem ser aplicadas na rotina de vida de todos nós”.

 

A recomendação chave é eliminar qualquer recipiente que possa estar com água acumulada servindo de criadouro para o Aedes como lajes, calhas entupidas, piscinas, baldes, tonéis com água, potes de plástico, brinquedos espalhados no quintal, garrafas, pneus, vasos de plantas e muitos outros. Além de manter esses locais secos e protegidos, é preciso limpá-los, com água, sabão, esponja ou escova.

 

Em caso de dúvidas, o ideal é buscar por informações diretamente com a Vigilância Sanitária. O telefone para contato é (47) 3380-7254. Este número pode ser utilizado para realizar denúncias de possíveis focos.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here