Feira ProOrg oferece orgânicos certificados

0
609

Todas as terças e sextas-feiras é possível  encontrar frutas e hortaliças frescas, sem agrotóxicos e direto do produtor, no Centro de Timbó. Desde 2016, acontece na Praça das Bandeiras, ao lado do antigo BESC, a Feira da ProOrg – Associação de Produtores Orgânicos de Timbó.  Semanalmente são colocados à venda produtos orgânicos certificados, como figo, brócolis, morango, laranja, alface, graviola, banana, couve, repolho, hibisco, tangerina, e muitos outros, dependendo da época do ano.

A Feira já é tradicional na rotina das famílias de Timbó e região, que buscam alimentos saudáveis e com procedência confiável, como a dentista Desirée Fronza.  Há mais de 10 anos, Desirée visita semanalmente a Feira da ProOrg, e leva sempre todos os produtos da estação. “Só compro no supermercado o que realmente não encontro aqui. Imagina o que não comemos sem saber!”, declarou.

Certificiados

“Para ser orgânico não basta falar, tem que certificar”, enfatizou o técnico em agropecuária da Prefeitura de Timbó, Odair Tamanini. De acordo com ele, os produtos à venda na Feira da ProOrg passam pela certificação do Sistema OCS (Organização de Controle Social) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e também pela EcoVida, entidade certificadora.

Jair Dallabona, agricultor familiar e integrante da ProOrg desde sua criação, há cerca de 20 anos, cultiva inúmeras variedades de frutas e hortaliças. Para ele, os orgânicos exigem mais atenção e mão-de-obra, mas em contrapartida economizam em muito nos insumos. “Os orgânicos seguem a lógica do respeito à natureza, cuidando primeiro do solo, para que esteja saudável, sem agrotóxicos e venenos, para colher o que de melhor ele pode ofertar”, declarou.

A Feira ProOrg acontece sempre nas terças e sextas-feiras, das 14 às 19h.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Camilla Dallabona

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here