Vem aí mais uma Festa do Colono de Timbó

Dia do Colono está chegando, 25 de julho, e para marcar esta data no dia 28, último domingo do mês, acontece na sede da Associação de Moradores do Bairro São Roque a tradicional Festa do Clono de Timbó.

Na programação haverá a benção ecumênica, o almoço do colono e a tarde dançante com o Grupo Evidência. O evento é aberto a todo o público e está sendo organizado numa parceria entre a Prefeitura e o Departamento Agrícola, junto com a EPAGRI.

A abertura oficial acontece às 10h15min. O almoço será servido entre 11h e 13h30min. Antecipando o dia festivo, no dia 17 de julho (quarta-feira), haverá o Encontro de Famílias Rurais de Timbó, também na Associação de Moradores do Bairro São Roque.

Bem assistidos

A Prefeitura de Timbó vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo o setor primário do município numa parceria com as famílias agricultoras do município. No que cabe ao poder público o Departamento Agrícola, vinculado à Secretaria de Obras, tem por competência prestar serviços através da patrulha mecanizada e promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, pecuárias e de aquicultura.

O Departamento ainda incentiva a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e agroindustriais; presta assistência técnica, com meios próprios ou através de convênios, para o desempenho agropecuário, além de promover vistorias nos estabelecimentos de cortes frios.

Também é dado atenção especial à Agricultura Familiar, promovendo ações de conscientização, por meio de palestras, cursos, seminários, workshops, visitas técnicas, viagens de estudo e macadamização das estradas rurais.

Atualmente o município de Timbó conta com 500 produtores rurais cadastros no sistema, que desempenham um importante papel na produção e comercialização de bovinos, suínos, ovinos, leite, milho, hortaliças, frutas, arroz, flores e peixes.

A Prefeitura também auxilia os agricultores prestando serviços de distribuição de macadame, além do desconto no IPTU de propriedades rurais (desde que seja apresentada a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, documento que identifica o produtor familiar).

Para cooperar economicamente com a classe, a produção rural do município também é comercializada com a Prefeitura de Timbó. Para isso ela realiza chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinados ao atendimento do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Essas negociações contam com o auxílio da Sala do Empreendedor, que os orientam a providenciar toda documentação necessária para participar da concorrência pública.

Como em 2018, este ano 10 produtores rurais foram contemplados com a possibilidade de fornecer sua produção para a Secretaria Municipal de Educação, como, com banana branca, banana caturra, couve-flor, vagem, repolho, alface crespa verde, maçã, suco de maracujá integral, doce de fruta, leite, iogurte, peixe de água doce (filé de tilápia), cenoura, laranja, pepino japonês, brócolis ramoso, entre outros.

Agenda:

Data: 28/07/2019

Abertura: 10:15

Almoço: 11h às 13:30

Apresentação Cinquentões: 11h

Tarde Dançante: 13h30min às 17h30min Grupo Evidência

Local: Associação de Moradores do Bairro São Roque

Dia 17/07/2019 (quarta-feira) haverá o Encontro de Famílias Rurais de Timbó na Associação de Moradores São Roque

Foto: PMT