Assistência Social desenvolve ações alusivas ao Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Timbó, a Secretaria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Timbó está desenvolvendo uma série de ações para marcar a passagem da data. A campanha tem como lema “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, e visa conscientizar a comunidade sobre a importância de denunciar atos de violência contra menores de idade.

Eloise Betanin, assistente social da Prefeitura, explica que o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são tipos de violência velada, e que na maioria das vezes os agressores possuem algum grau de parentesco com a vítima, aproveitando-se da confiança. “Muitos destes casos acabam não vindo à tona. Por isso é tão importante que a comunidade assuma seu papel e sua responsabilidade na proteção das crianças e dos adolescentes e denuncie”, completou.

A campanha contra a violência sexual de menores de idade iniciou nesta semana, quando a fachada da Prefeitura, o acesso ao departamento de Assistência Social e algumas vitrines de lojas infantis da cidade receberam balões e flores amarelas, símbolos que remetem aos desenhos da primeira infância e à fragilidade das crianças.  Além disso, O tema também foi trabalhado nos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, e debatidos nos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Mulher e da Assistência Social.

Membros dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Mulher e da Assistência Social aderem à Campanha

Prefeitura nos Bairros

Neste sábado, dia 18, acontece a primeira edição do Programa Prefeitura nos Bairros, das 08h30 às 16h, na Escola Municipal Profº Nestor Margarida, Bairro Araponguinhas. O evento contará com a prestação de diversos serviços municipais, entre eles orientações e esclarecimentos da equipe da Assistência Social sobre como identificar e denunciar a violência sexual infantil.

Caso você tenha conhecimento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100, de forma rápida e anônima. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Assistência Social da Prefeitura de Timbó.