Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A campanha tem por objetivo chamar a atenção sobre a importância de denunciar atos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Muitas agressões e abusos acontecem dentro do ambiente familiar. Portanto, todos devem ficar atentos e denunciar! LEMBRE: as denúncias podem ser anônimas!

Atualmente são cada vez mais comuns os crimes cibernéticos (pela internet), dentre eles abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes! Em tempos de isolamento social, com as crianças mais tempo em casa e na internet, vale atenção redobrada e supervisão por parte dos adultos.

O Conselho Tutelar do município possui um importante papel na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Para dúvidas e informações está mantido o atendimento presencial, podendo também entrar em contato pelos telefones: 3380-7180 ou 9 9179-3997.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), é o serviço que presta apoio, orientação e acompanhamento às famílias e crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual. Mesmo com a situação da pandemia, o atendimento foi mantido e foram adotadas medidas diferenciadas para garantir a manutenção do apoio à vítima. O contato com a equipe do CREAS é através dos números 3380-7160 ou no WhatsApp 3380-7210.

Canais de denúncia
Disque Direitos Humanos – Disque 100
Polícia Militar – Ligue 190
Polícia Civil – Ligue 181
Pelo portal Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) https: //ouvidoria.mdh.gov.br/

Esquecer é permitir, lembrar é combater!

 

Assessora: Aline Brehmer

Arte: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here