Desde o último sábado, dia 26 de novembro, um grande volume de chuvas acometeu o município de Timbó. Desde então, a Defesa Civil, juntamente com o Comitê de Crise da Prefeitura de Timbó, vem trabalhando intensamente nos atendimentos a ocorrências causadas pela enchente e deslizamentos.

Foram cinco quedas de muro, 15 desbarrancamentos, dois deslizamentos, 95 pontos de alagamento, seis solicitações de resgate em áreas alagadas e duas pontes afetadas pela cheia. A Prefeitura abriu um abrigo para afetados, onde 15 pessoas foram atendidas. O abrigo para móveis atendeu 10 famílias. Segunda a Defesa Civil, foram aproximadamente 450 ligações recebidas entre o sábado e esta quinta-feira, dia 01 de dezembro.

Na terça-feira, dia 29 de novembro, o prefeito de Timbó, Jorge Kruger, decretou “Situação de Emergência” em todas as áreas afetadas pelas cheias no município. O Decreto nº 6651 esclarece que, além de todos os transtornos e prejuízos causados pelo transbordamento dos rios Cedros e Benedito, a medida se fez necessária pela imediata intervenção do poder público para recuperar as estruturas e reestabelecer a normalidade.

No domingo, dia 27, devido a movimentação de terra debaixo de uma das cabeceiras da Ponte da Rua Indaial, a passagem de veículos, motos, ciclistas e pedestres foi totalmente interditada. Já na terça-feira, dia 29, após análise da situação, as obras no local já iniciaram. Foi necessário  abrir toda a extensão da cabeceira da ponte, para reparação dos danos causados.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação PMT