O engenheiro civil do Samae, Gustavo Peitruka, e os servidores da área de engenharia da autarquia, Maike Letícia Link e Hamilton Gastão Bially, participaram nesta semana de um treinamento voltado à utilização correta do GPS GNSS, um dos equipamentos mais modernos e eficazes hoje em questão de topografia e georreferenciamento, que tem como finalidade fazer o cadastro de redes de água do município.

O equipamento foi um investimento de R$ 121 mil da autarquia, adquirido via licitação (pregão), que teve como empresa vencedora a Embratop Sul, de Curitiba (PR), que ficou responsável por realizar a capacitação.

“O cadastro disponível hoje é defasado e incerto, por isso que a gente precisa refazer ele todo. Juntamente com o cadastro das redes, vamos aproveitar para refazer o cadastro e a localização dos hidrômetros também, promovendo significativas mudanças nessas análises”, esclarece Peitruka.

Ele explica que, com os cadastros das redes refeitos, será possível fazer as modelagens hidráulicas das mesmas, montar planejamentos de expansão de rede, trocas, implantação de boosters, entre outras ações.

“Com todas essas informações será possível atingir maior eficiência da rede como um todo, garantindo ainda mais qualidade e volume no abastecimento e, também, redução do índice de perdas de água no sistema”, afirma o engenheiro.

Maike complementa dizendo que o equipamento terá ainda uma segunda utilidade, que será para fazer levantamentos e locações topográficas de novas obras, tanto de saneamento como obras civis, levantamentos da parte ambiental, entre outros serviços.

 

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Foto: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here