Nesta quinta-feira, dia 24 de junho, o SAMAE Timbó apresentou o projeto do Ecoponto no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que está acontecendo no Museu Nacional da República, em Brasília. Considerado um case de sucesso na gestão de resíduos sólidos e boas práticas, o Ecoponto de Timbó se tornou referência nacional e, agora também foi apresentado no maior encontro mundial sobre a eliminação de lixo.

Quem esteve à frente da apresentação, representando o SAMAE e município de Timbó, foram os servidores Diego Zatelli e Rodrigo Catafesta Francisco. “Quando instalamos o Ecoponto em Timbó em 2019, era a primeira cidade do Médio Vale do Itajaí que havia aderido. Já sabíamos que era uma iniciativa inovadora e estar hoje aqui, em Brasília, apenas comprova o impacto e a força que esse projeto tem”, analisa Francisco.

Zatelli diz que o Congresso foi, também, uma ótima oportunidade para conhecer outras boas práticas e ideias que podem ser adaptadas e implementadas na Pérola do Vale. “Retornaremos com muito mais conhecimento, novas ideias e propostas para debater. A busca por melhorias e modernização deve ser contínua”, afirma.

Para o presidente do SAMAE, Waldir Girardi, o destaque no projeto do Ecoponto, assim como as demais ações da autarquia, tem como diferencial mais importante a integração entre sustentabilidade, qualidade de vida e a comunidade. “É muito importante, quando se lança qualquer projeto, trabalhar em conjunto a conscientização e o senso de responsabilidade das pessoas, e isso é algo muito forte em Timbó. Existe essa preocupação por parte da comunidade, então ficamos felizes de ver um projeto que foi trabalhado em conjunto recebendo esse espaço”, destaca.

Ecoponto Timbó

O Ecoponto do SAMAE Timbó é um Ponto de Entrega Voluntária – PEV de resíduos sólidos recicláveis. Todos os meses, cerca de 20 toneladas de resíduos são entregues no Ecoponto, onde os materiais que podem ser reutilizados, como móveis e eletrodomésticos em funcionamento, são doados para famílias que necessitam e ganham uma nova vida útil, e o restante é encaminhado para reciclagem, gerando novos produtos sem explorar novos recursos naturais.

Dessa forma, esses materiais deixam de ser levados até o Aterro Sanitário, e ainda contribuem com causas ambientais e sociais (essa última, realizada através de parceria com a Assistência Social do município).

O Ecoponto do SAMAE Timbó é destinado ao correto descarte de materiais de informática, recicláveis, eletrodomésticos, móveis e óleo de cozinha. Ele fica localizado na Rua Rio Grande, Bairro dos Estados, e está aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó

Fotos: Divulgação Samae Timbó

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here