Agora a mulher timboense tem mais um local onde pode realizar o exame de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e solicitação de mamografias: na Policlínica de Referência, no período noturno. O novo serviço está dentro do Programa Saúde do Trabalhador.

O serviço será oferecido todos os dias da semana, a partir das 19h30. O objetivo é favorecer o acesso ao exame para mulheres que trabalham o dia inteiro e tem pouca disponibilidade de horários.

Agendamento

O exame pode ser agendado através das Unidades de Saúde ou diretamente na Policlínica de Referência, no telefone 3399-0220.

Quem deve realizar o exame preventivo

A realização do Preventivo do Câncer de Colo de útero é recomendada pelo Ministério da Saúde em mulheres entre os seus 25 e 64 anos.

Já para a realização de Mamografia em mulheres sem histórico de doença familiar ou pessoal de Câncer de Mama, a faixa etária que o município de Timbó adotou como rotina são mulheres entre os seus 40 e 69 anos.

Recomendações

A enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini, lembra que para realizar o exame é preciso respeitar critérios necessários para a coleta:

  • Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais;
  • não ter realizado ultrassom transvaginal nas últimas 48 horas;
  • Evitar relações sexuais 48 horas antes da coleta;
  • Não utilizar anticoncepcionais locais, espermicidas nas 48 horas anteriores ao exame;
  • Aguardar o quinto dia após o término da menstruação.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here