Ecoponto de Timbó é destaque no Brasil. O projeto, que foi implementado no município em 2019 através de uma iniciativa do SAMAE e da Prefeitura, foi selecionado, devido às boas práticas na gestão de resíduos, para ser apresentado como case de sucesso no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero em Brasília, que será transmitido para diversos países nos dias 22, 23 e 24 de junho.

Na última sexta-feira, 11 de junho, os representantes do SAMAE Timbó Diego Zatelli, Rodrigo Catafesta Francisco e Maike Leticia Link foram até Florianópolis para representar o município e apresentar o projeto do Ecoponto no Fórum Estadual Lixo Zero, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e o Instituto Lixo Zero.

“O Ecoponto é uma iniciativa que foi alinhada pelo SAMAE e pela Prefeitura de Timbó junto ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), sendo um projeto pioneiro aqui na região, que se tornou referência para diversos municípios. A apresentação a nível estadual teve grande impacto e, agora, nos preparamos para representar Timbó a nível internacional”, destaca o coordenador do Setor Técnico do SAMAE e que é um dos representantes da autarquia no Congresso Rodrigo Catafesta Francisco.

Ecoponto Timbó

O Ecoponto do SAMAE Timbó, é um Ponto de Entrega Voluntária – PEV de resíduos sólidos recicláveis. Todos os meses, cerca de 20 toneladas de resíduos são entregues no Ecoponto, onde os materiais que podem ser reutilizados, como móveis e eletrodomésticos em funcionamento, são doados para famílias que necessitam e ganham uma nova vida útil, e o restante é encaminhado para reciclagem, gerando novos produtos sem explorar novos recursos naturais.

Dessa forma, esses materiais deixam de ser levados até o Aterro Sanitário, e ainda contribuem com causas ambientais e sociais (essa última, realizada através de parceria com a Assistência Social do município).

O Ecoponto do SAMAE Timbó é destinado ao correto descarte de materiais de informática, recicláveis, eletrodomésticos, móveis e óleo de cozinha. Ele fica localizado na Rua Rio Grande, Bairro dos Estados, e está aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó

Foto: Divulgação Samae Timbó

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here